Acre
Mais de 4 mil trabalhadores do Acre ainda não sacaram abono salarial de 2016 do PIS/Pasep
Compartilhe:
Mais de R$ 3,5 milhões ainda estão à espera de trabalhadores do Acre referente ao abono salarial do PIS/Pasep de 2016. Ao todo, 4.693 acreanos ainda não sacaram o benefício, conforme o Ministério do Trabalho.
Os beneficiários têm até o dia 28 de dezembro para procurar uma agência bancária e sacar o dinheiro. O prazo limite para o saque era até o dia 29 de junho, mas acabou sendo prorrogado por uma decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
Em todo o Brasil, ainda restam R$ 1,36 bilhão do abono salarial de 2016 disponíveis para 1,85 milhão de trabalhadores brasileiros, o que segundo o Ministério do Trabalho corresponde a 7,56% do total de pessoas com direito ao recurso.
Quem tem direito
Tem direito ao abono salarial do ano-base de 2016 o trabalhador que estava inscrito no PIS/Pasep há ao menos cinco anos e que trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016 com remuneração média de até dois salários mínimos.
Também é preciso que os dados trabalhador tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). A quantia a qual o cidadão tem direito vai depender do tempo que ele trabalhou formalmente em 2016.
Como sacar
Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.
Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.