A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bloqueia, a partir de sábado (8), os celulares “piratas” do Acre e de outros nove estados. De acordo com a agência, 1.618 linhas receberam alertas de bloqueio de celulares irregulares no estado acreano. Ao todo, nas dez cidades serão bloqueados mais de 224,8 mil aparelhos.
Conforme os dados, entre os meses de fevereiro e agosto deste ano nenhum celular irregular recebeu alerta. Já em setembro, 227 aparelhos irregulares foram notificados, em outubro outros 760 celulares e em novembro foram 631.
Os aparelhos bloqueados não têm certificado da Anatel ou estão com o Imei (International Mobile Equipment Indentity) fraudado. O Imei é a identidade do celular.
Para saber se o telefone é “pirata”, o usuário deve discar *#06# e comparar se os 15 algarismos que aparecem são os mesmos do adesivo colado no aparelho. Se os números não forem os mesmos, o telefone pode ser ilegal, clonado, adulterado ou roubado.
A consulta também pode ser feita no site da Anatel.
Os usuários de celulares irregulares dos 10 estados brasileiros começaram a receber mensagens com a notificação sobre o bloqueio em fevereiro deste ano.
Na véspera do bloqueio, o usuário receberá a mensagem: “Operadora avisa: Este celular IMEI XXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares”.
Além do Acre, o bloqueio ocorre nos seguintes estados:
- Paraná;
- Espírito Santo;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- Santa Catarina;
- Tocantins.