Direto de Brasília
Maia quer rapidez com reforma tributária
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/08/maia-1.jpg)
O presidente da Câmara estima que poderá votar a proposta até o fim do ano. Maia afirma que que há a possibilidade de unir o projeto do Executivo a outro que já tramita na Casa, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP). “A gente não vai ter uma redução da carga tributária, mas você vai ter um incremento de arrecadação, sem dúvida nenhuma, pela melhoria do ambiente do Brasil”, disse.
O texto que vai ser enviado pelo governo gera expectativa, mas não é único: há outros, inclusive, que já estão circulando no Congresso Nacional. Um deles no Senado e outro na Câmara. O autor dessa última proposta, o deputado Rossi, destaca que o momento é o ideal para a discussão e uma eventual aprovação da proposta.
“Ela não é uma pauta da direita, da esquerda, do centro. Ela é uma pauta do Brasil. Todos os partidos apoiaram a PEC 45 na Comissão de Constituição e Justiça com exceção do PSOL, que acaba não tendo uma pauta econômica”, afirmou.
As diferentes propostas convergem na substituição de alguns tributos como PIS, Cofins, IOF e, possivelmente, ICMS e ISS numa única cobrança. Seria o Imposto sobre o Valor Agregado, ou IVA.