Agronegócios
Maggi ‘inocenta’ Bolsonaro por queimadas, mas alerta: ‘não é com bravatas que se vence uma guerra’
Compartilhe:
O ex-governador de Mato Grosso Blairo Maggi (PP), comparou a crise de imagem que o país enfrenta diante do aumento das queimadas com o período em que governou Mato Grosso. Produtor rural, ex-senador e ex-ministro da Agricultura, Maggi afirma que também era apontado injustamente como culpado pela degradação ambiental em MT enquanto esteve à frente do Palácio Paiaguás.
Leia também:
Blairo Maggi alerta para fechamento de mercados com discurso ambiental do governo
Apesar de ‘inocentar’ Bolsonaro, Maggi fez um alerta sobre como lidar com a crise. Para ele, cuidado com a retórica é importante para acalmar os ânimos que começam a se acirrar contra o Brasil e podem prejudicar a conquista de mercados pelo mundo.
“E não é com bravatas que se vence uma guerra como está, mas com diálogo e união nacional! Esta união que deve vir dos envolvidos no caso!”, disse Maggi, em publicação feita em rede social.
Maggi usa um exemplo pessoal para ilustrar que o Governo Federal pode reverter a seu favor a atual crise. “Até hoje sou lembrado pela motosserra de ouro, e não reclamo, pois foi ela que me permitiu unir os Produtores e criar um programa chamado ‘MT Legal’, que regularizou o passivo ambiental em MT, sentamos na mesma mesa, MPE, MPF, IBAMA, Entidades Classistas. E depois, o exemplo serviu para fazer o Novo Código Florestal Brasileiro”, ilustrou Maggi.
“Eu já enfrentei isso, sei do que estou falando”, completou. “Minhas práticas como empresário, agricultor nunca passaram a linha da lei, mas como governador coube a mim a tarefa de lidar com algo parecido com o que está acontecendo agora. A culpa sempre recai em cima do Governante de plantão, exatamente o que acontece com Bolsonaro! (Sem culpa)”, diz a nota.
Maggi tem sido uma voz procurada pela imprensa nacional nesse momento justamente por ter conseguido reverter a imagem que tinha no passado, fortemente ligada ao desmatamento. No período em que foi ministro da Agricultura do governo Temer, Maggi conseguiu abrir mercados para o Brasil mostrando como ativo o cuidado com a preservação ambiental aliado ao aumento da produção.
Em entrevista recente ao Valor Econômico, Blairo afirmou que o Brasil pode voltar à estaca zero no cenário internacional com essa crise de imagem atual. Direto da França, na sexta-feira (24), Maggi deu entrevista ao vivo para a Rádio Jovem Pan Na pcasião, disse que a postura do governo prejudica a imagem do país no exterior.
Confira abaixo na íntegra: