Direto de Brasília
Luz para Todos: Neri Geller viabiliza R$ 60 milhões para atender região Noroeste de MT
Compartilhe:
Durante audiência na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta terça-feira (09/04), o líder da bancada, deputado federal Neri Geller (PP/MT), conseguiu a liberação de R$ 60 milhões para ampliação do Programa Luz para Todos na região Noroeste de Mato Grosso. Segundo Geller, o projeto visa interligar as cidades de Colniza e Aripuanã, atendendo os assentamentos Capa Mansa, Guariba e Três Fronteiras.
“Em 10 dias uma ficha técnica, com parecer favorável à instalação, será encaminhada pelo conselho da Aneel e devemos acompanhar de perto esse processo junto à concessionária de energia em Mato Grosso (Energisa)”, disse Geller.
De acordo com o superintende de Regulação dos Serviços de Geração da Aneel, Christiano Vieira da Silva, o principal gargalo é levar a rede de uma cidade à outra. “Ainda assim, acredito que neste primeiro semestre estará tudo resolvido”, assegurou.
As obras de estruturação da rede elétrica sairão do município de Aripuanã (via linha de transmissão, na tensão de 138 kV), fazendo uma subestação (de 138) na cidade de Colniza, um alimentador (na tensão de 34,5 kV) passando pelo assentamento Capa Mansa (que abrange as Vilas Salvação e Maguila), indo até o distrito do Guariba. “Posteriormente, as redes secundárias, passarão por todas aquelas localidades que já tiveram seus projetos aprovados pelo Programa Luz para Todos”, explicou Everton Furtado, coordenador de demandas energéticas rurais da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
“É uma luta de muitos e muitos anos. Não há como mensurar essa conquista para o crescimento e desenvolvimento da nossa região. O passo mais importante já foi dado, e somos gratos ao deputado Neri por ter encampado essa bandeira em defesa de todo Noroeste de Mato Grosso”, disse o vereador de Colniza, Valzinho.
UNIVERSALIZAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA
Objetivando o atendimento com energia elétrica especialmente à população do meio rural, o programa foi criado em 2003 e renovado por duas vezes. Em 27 de abril de 2018, no governo Temer, foi publicado o Decreto n 9.357, prorrogando o ‘Luz para Todos’ até 2022. O acesso à energia elétrica proporciona melhora significativa nas condições de vida da população, já que permite a fixação do homem no campo, o funcionamento de escolas no período noturno, a utilização de irrigação para a agricultura, além da possibilidade de utilização de eletrodomésticos para atividades cotidianas.
(Assessoria)