Conectado por

Saúde

Lotes de vários vegetais processados são proibidos pela Anvisa


Compartilhe:

Publicado por

em

Uma bactéria que pode ser perigosa foi encontrada em um monte de alimentos congelados importados da Europa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de diversos lotes de vegetais processados congelados importados da Europa. Foi apresentada uma notificação informando a contaminação pela bactéria Listeria monocytogenes, que pode causar estragos à saúde.

Quatro marcas foram incluídas na decisão da Anvisa: Pinguin, Greenyard, Grano e Pratigel. Na extensa lista, estão inclusos mix de legumes, ervilha, milho, vagem e saladas congeladas. As empresas foram orientadas a recolher os estoques disponíveis no mercado. Clique aqui para ver a relação completa dos lotes afetados – e evite consumi-los, se for o caso.

Os problemas gerados pela Listeria monocytogenes

Essa bactéria é responsável pela listeriose, uma doença cujos sintomas são febre, dores musculares, vômito e diarreia.

Não é letal, mas afeta com mais intensidade populações vulneráveis, como idosos, recém-nascidos, pacientes imunodeprimidos e gestantes. Os efeitos são mais sérios para o bebê: pode ocorrer aborto espontâneo, nascimento de fetos prematuros, por exemplo.

Raramente, o problema se torna fatal. Isso ocorre quando ela se espalha pela corrente sanguínea e chega ao sistema nervoso, acarretando uma meningite (infecção das membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal).

A doença é transmitida pelo contato com solo, água e animais, incluindo aves e bovinos, que estejam infectados. Porém, é adquirida principalmente pela ingestão de alimentos processados e vegetais crus contaminados. Por isso, é bom sempre lavar as mãos antes de manusear alimentos e não esquecer de higienizá-los.

A boa notícia é que a listeriose tem tratamento. Ao sinal de qualquer sintoma, não deixe de procurar um médico.

 

Foto: Dulla/SAÚDE é Vital

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com