AL/MT
Livro Cidades Invisíveis é lançado na ALMT
Compartilhe:
O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (7), e contou com o apoio da vice-presidente da ALMT, deputada Janaina Riva (MDB)
POR ROSANGELA MILLES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL • 7 DE NOVEMBRO DE 2024
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) sediou o lançamento do livro “Cidades Invisíveis” da escritora, pesquisadora e jornalista, Margherita Detomas, no Salão Negro, nesta quinta-feira (7). O evento conta com o apoio da vice-presidente da ALMT, deputada Janaina Riva (MDB).
“A deputada conheceu pessoalmente a escritora Margherita, e soube que esse livro havia sido lançado na Itália e em São Paulo. E a partir disso, organizamos o lançamento da obra aqui na Casa. Janaína é incentivadora da divulgação de obras literárias e da cultura mato-grossense”, destacou a servidora da ALMT, Tânia Figueira, que no ato representou a deputada Janaina Riva.
Após 25 anos de pesquisas científicas e visitas a inúmeros lugares no Brasil e na América do Sul, a obra retrata a trajetória de Percy H. Fawcett, arqueólogo e pesquisador inglês, que desapareceu em uma expedição na Serra do Roncador em Mato Grosso, em 1.925, em busca de uma civilização perdida.
A obra já conquistou o status de best-seller na Itália, e, em razão de sua ligação especial com as terras mato-grossenses, por isso, a autora fez questão de realizar o lançamento em Cuiabá.
“Recebi a possibilidade lançar o meu livro aqui na ALMT com o apoio da deputada Janaína Riva e de outros deputados. Para mim é uma honra, me sinto emocionada e isso está mexendo com o meu coração. A obra tem 380 páginas, sendo 20 somente de referências”, contou Margherita Detomas.
A escritora disse que essa obra “é um livro coletivo, muitas pessoas ajudaram. A metade dele é uma reconstrução histórica sobre o caso do coronel Percy H. Fawcett, com 30 expedições e pesquisas de campo feitas com as instituições daqui. Eu agradeço as autoridades do estado de Mato Grosso e em forma de reconhecimento entrego essa obra que pertence ao Brasil.
Para o escritor e membro da Academia de Letras de Mato Grosso, Ubiratã Alves, presente no evento, “escrever um livro é um trabalho de muita luta. É como você se preparar para receber um novo filho. Isso é fruto do intelecto, em que o escritor se dedica horas e horas, se tornando muitas vezes um solitário e incompreendido. Parabéns a essa brilhante escritora, Margherita Detomas”.
O presidente do Instituto Histórico Geográfico de Mato grosso, João Carlos Vicente Ferreira, disse que o lançamento desse livro destaca a importância da pesquisa em qualquer instância. “Quando se trata de Fawcett, que é uma figura icônica mundialmente falando, isso atrai, logicamente, os olhares, as atenções de todos. E nós fazemos questão, como guardiões, da memória histórica de Mato Grosso, prestigiar esse momento histórico para os mato-grossenses, contribuindo da melhor maneira possível para a disseminação desse trabalho”.
Margherita Detomas – É jornalista da Rádio Televisione Italiana, com sede em Bolzano. Ela também é escritora e documentarista. Em 1999 desenvolveu o ensaio histórico “Il Trentino”, para as edições Quadratum. Apaixonada por Exploração, Arqueologia e culturas do passado, Detomas publicou diversas reportagens em revistas especializadas. Formada em Letras e Filosofia, com tese de pesquisa em Antropologia. É membro Acadêmico do Grupo Italiano Scrittori Di Montagna (GISM), da Sociedade Geográfica Italiana (SGI), da Royal Geographical Society (RGS), de Londres. Desde outubro de 2021 é correspondente Internacional do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Brasil (IHGSP). Após vinte anos de pesquisas na área antropológica e arqueológica, foi agraciada com a cidadania honorária de Barra do Garças (MT).