Acre
Lei obriga instalação de brinquedos adaptados em áreas públicas e privadas em Rio Branco
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2018/11/socorro_neri2.jpg)
Uma lei que obriga a instalação de brinquedos adaptados, em áreas públicas e em propriedades privadas de uso público, para crianças portadoras de necessidades especiais foi sancionada pela prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.
O documento foi publicado na edição desta sexta-feira (16) do Diário Oficial do Estado (DOE). O G1 entrou em contato com a prefeitura, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.
A lei nº 2.305 já tinha sido aprovada pela Câmara Municipal de Rio Branco. Conforme o documento, os playgrounds instalados em praças, jardins, parques, clubes, shopping centers e áreas de lazer públicas devem conter brinquedos adaptados para crianças com deficiência.
Esses locais, de acordo com a lei, devem ter ainda brinquedos adaptados para atender crianças com deficiência visual, como jogos de tabuleiros e baralhos táteis. Os playgrounds instalados em áreas de lazer públicas devem ter, no mínimo, 20% de brinquedos adaptados para crianças com deficiência.
Já as praças, parques, clubes e locais afins devem ainda ter em suas estruturas acessibilidade para atender as pessoas com deficiência. De acordo com a legislação, todos os itens devem estar dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.