AL/MT
Lei obriga comércios de Mato Grosso a inserir símbolo mundial do autismo em placas de atendimento prioritários
Compartilhe:
Foi sancionada no dia 25 de abril uma lei de autoria da deputada estadual Janaina Riva (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-AL/MT, que determina que os comércios deverão inserir uma “fita quebra-cabeça”- símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista – nas placas de atendimento prioritário.
De acordo com a parlamentar, a Lei Nº 10.872 traz à luz uma necessidade que há tempos as mães de autistas pleiteiam. “Tenho certeza que para as mães de autistas este é um grande passo. Como existem vários graus de autismo que vão desde sintomas mais leves até os mais acentuados, tratá-los como prioridade é fazer justiça e cumprir aquilo que dita a Constituição Federal de dar tratamento igual aos iguais e diferente aos diferentes”, diz.
Em seu texto a lei determina a o símbolo da fita deverá ser inserido em estabelecimentos públicos e privados que disponibilizam de atendimento prioritário, além de reservas de vagas em estacionamentos.
No caso de descumprimento, o estabelecimento irá receber uma advertência por escrito na primeira autuação pela autoridade competente, além de multa de 20 (vinte) Unidades Padrão Fiscal do Estado de Mato Grosso – UPF/MT por infração, dobrada no caso de reincidência.
Na manhã desta segunda-feira 29.04 a presidente da Associação de Amigos do Autista (AMA), Kelly Viegas, e a diretora Mariana Corral, estiveram na presidência da Assembleia para agradecer a deputada por todo o empenho na aprovação da lei. Segundo a AMA, uma força tarefa entre pais de autistas será criada para fiscalizar o cumprimento da lei junto aos estabelecimentos comerciais.