Saúde
Laxol: saiba usar o Óleo de rícino como laxante
Compartilhe:
O óleo de rícino é um óleo natural que além das várias propriedades que apresenta, é também indicado como laxante, para tratar a prisão de ventre em adultos ou para ser usado como preparo de exames de diagnóstico, como a colonoscopia.
O óleo de ricínio que é comercializado para este fim, tem o nome de Laxol, e pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou farmácias convencionais, sob a forma de solução oral, por um preço de cerca de 20 reais.
Para que serve
O Laxol é um laxante, que está indicado no tratamento da prisão de ventre em adultos e no preparo de exames de diagnóstico, como a colonoscopia, devido às suas propriedades laxantes de ação rápida.
Como tomar
A dose recomendada de Laxol é de 15 ml, que equivale a 1 colher de sopa. O óleo de ricínio tem ação laxante rápida e, por isso, promove uma evacuação aquosa entre 1 a 3 horas após a administração.
Possíveis efeitos colaterais
O Laxol é um remédio que geralmente é bem tolerado, no entanto, se for usado em grandes quantidades, pode causar efeitos colaterais como desconforto e dor abdominal, cólicas, diarreia, náuseas, irritação do cólon, desidratação e perda de líquidos e eletrólitos.
Quem não deve usar
O Laxol está contraindicado em grávidas, mulheres a amamentar, crianças e pessoas com obstrução ou perfuração intestinal, cólon irritável, doença de Crohn, colite ulcerativa ou qualquer outro problema no intestino.
Além disso, também não deve ser usado por pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes contidos na fórmula.
Tua Saúde