Conectado por

Política

Laerte é recordista de votos ao parlamento estadual, cinco mulheres entre reeleitas e eleitas na Ale-RO, União Brasil elege cinco dos 24 deputados estaduais


Compartilhe:

Publicado por

em

Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

 Renovação – A Assembleia Legislativa (Ale) é composta de 24 deputados. Nas eleições gerais do domingo (2) somente 11 foram reeleitos para mais um mandato, renovação acima de 50%. Conseguiram se reeleger os deputados Laerte Gomes (PSD) – 25.603 votos, Ismael Crispin (PSB) – 23.417 votos, Cirone Deiró (União Brasil) – 22.207 votos, Ezequiel Neiva (União Brasil) – 20.895 votos, Alex Redano (Republicanos) – 19.549 votos, Marcelo Cruz (Patriota) – 18.798 votos, Jean Oliveira (MDB) – 17.125 votos, Luizinho Goebel (PSC) – 14.162 votos, Jean Mendonça (PL) – 13.488 votos, Rosangela Donadon (União Brasil) – 12.097 votos, Alan Queiroz (Podemos) – 10.553 votos. Dos reeleitos, dois deles eram suplentes: Alan Queiroz, que assumiu a vaga de Adailton Fúria, que renunciou porque se elegeu prefeito de Cacoal em 2020, e Jean Mendonça, que substituiu Saulo Moreira (MDB.

Renovação II – No grupo de “novos deputados” está a segunda mais bem votada, Yeda Chaves (UB-PVH), primeira dama de Porto Velho, que só perdeu para o campeão de votos, Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), que obteve 25.603. Desde as eleições de 1994, o deputado estadual mais bem votado em Rondônia era Walter Araújo (PTB), que somou em 2010, 22.186 votos. Nas eleições de domingo, além de Laertes, Yeda Chaves 24.667 votos, Ismael Crispin (23.417) e Deiró (22.207) também conseguiram ultrapassar a marca história de Walter em 2010, recorde que só foi superado 12 anos depois, após três eleições. A busca de votos é mais complicada na reeleição, por isso a votação de Laerte merece destaque, pois é um político em ascensão. Em 2014 foi eleito com 11.360 votos, reeleito em 2018 (16.984 votos), e agora a segunda reeleição com mais de 25 mil votos.

Novatos – Dentre os novos deputados-eleitos, além de Yeda há outros nomes de destaque, como o presidente da câmara de vereadores de Jaru, o médico Luiz Eduardo Schincaglia mais conhecido como Dr. Luiz do Hospital, que foi o mais bem votado do MDB em Rondônia. Superou a Jean Oliveira, vice-presidente da Ale-RO em 1.123 votos. Sua votação foi de 18.248 votos. O Dr. Luiz também deixou para traz o atual presidente da câmara de vereadores de Ji-Paraná. Negão Fonseca (MDB), que foi bem votado 12.432 votos, mas ficou em terceiro no MDB, como primeiro suplente. Outro novato que conseguiu votação expressiva é o atual vice-prefeito de Cacoal, Cássio Góes (PSD) somando 17.773 votos.

União Brasil – O partido do governador Marcos Rocha, o União Brasil elegeu cinco deputados estaduais. Rocha está no segundo turno e busca a reeleição tendo como adversário o senador Marcos Rogério (PL), que foi o segundo mais bem votado nas eleições gerais de domingo (2). Yeda Chaves, Gislaine Lebrinha, Cirone Deiró, Ezequiel Neiva e Rosângela Donadon são os filiados ao União Brasil, que foram reeleitos e eleitos para o mandato, que iniciará no dia 1º de fevereiro do próximo ano. Dos cinco nomes do UB, maior bancada na Ale-RO na próxima legislatura, três foram reeleitos: Neiva, Deiró e Rosângela. Dentre os cinco eleitos pelo União Brasil, três são mulheres: Rosângela (Cone Sul), Lebrinha (BR 429) e Yeda (Porto Velho).

Mulheres – Além das três mulheres eleitas pelo União Brasil de Rondônia mais duas fazem parte da próxima legislatura, que iniciará no primeiro dia de fevereiro. Taíssa Souza (PSC) e a ex-vereadora da Ji-Paraná, Cláudia de Jesus (PT) completam o quinteto de mulheres na Ale-RO. Pouco mais de 20%, número baixo para as mulheres, que detêm o maior colégio eleitoral não somente em Rondônia, mas no Brasil. É importante destacar, que hoje temos somente duas mulheres no parlamento estadual, as deputadas Cássia da Muleta (Podemos-Jaru), que não se elegeu, apesar de ser de família tradicional (Muletas) na política regional e Rosângela Donadon (UB-Vilhena), que conseguiu mais um mandato.

Respigo  

O prefeito Adailton Fúria (PSD) de Cacoal, que renunciou ao cargo de deputado estadual, porque foi eleito prefeito em 2020 é realmente bom de voto. Além da eleição do seu vice-prefeito, Cássio Góes a deputado estadual, sua esposa, Joliane Simões obteve 24.630 votos a deputada federal +++ A votação de Joliane superou a do deputado federal e presidente regional do PSD, Expedito Netto, que não conseguiu a reeleição, porque obteve somente 20.054 votos. Se o partido elegesse um parlamentar à Câmara Federal, seria Joliane. Não é segredo para ninguém, que Joliane entrou na disputa para ajudar na reeleição de Netto, mas… +++ A Família Cassol não conseguiu eleger ninguém nas eleições de domingo (2). O ex-governador Ivo Cassol teve a candidatura enquadrada na Lei da Ficha Limpa e ficou impedido de concorrer a governador +++ A irmã, deputada federal e presidente regional do PP em Rondônia, Jaqueline Cassol, deixou uma provável reeleição à Câmara Federal e não conseguiu se eleger senadora +++ O cunhado de Ivo, Luiz Paulo não se elegeu deputado estadual. Já o genro do ex-governador, Francisco Raposo ficou pelo caminho na disputa das oito vagas a deputado federal.

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com