Saúde
Lábios ressecados: 7 cuidados para tratar o quadro comum no inverno
Compartilhe:
Você já sofreu com lábios ressecados? Basta a temperatura cair para muitas pessoas apresentarem o problema, o qual pode causar dores e até mesmo pequenas feridas.
Embora seja comum no inverno, já que a baixa temperatura favorece a condição, os lábios secos podem surgir em outras épocas do ano, inclusive nas mais ensolaradas.
Conversamos com a dermatologista Rossana Vasconcelos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para entender as origens do problema e quais são as dicas e os cuidados que devem ser tomados.
Por que os lábios ficam ressecados?
A pele dos lábios é uma semimucosa, ou seja, um tecido fininho que não tem a mesma elasticidade e proteção de outras áreas de corpo, como rosto, braços e pernas.
Ainda por cima, diferente de outros locais, os lábios não têm queratina, que é uma proteína impermeabilizante fundamental para garantir a barreira cutânea, o que os torna mais propícios à secura.
Problema é mais comum no inverno
“Ao mesmo tempo em que o lábio tem uma barreira mais fraca, o inverno é uma estação com baixa taxa de umidade, acompanhada de vento e do próprio frio – às vezes com sol –, que acaba piorando o ressecamento”, explica a dermatologista.
Como evitar e tratar os lábios ressecados
Confira algumas dicas e cuidados para tratar lábios ressecados:
Aposte no batom
A hidratação ainda poder estar associada ao uso do batom, já que hoje existem cosméticos que associam a tintura labial à hidratação, de modo a criar uma barreira contra agressões exteriores e até evitar que a pessoa crie o hábito de molhar os lábios com saliva. Contudo, opte pelas versões cremosas, já que os batons com efeito mate não auxiliam tanto a hidratação.
Beba bastante água
Beber bastante água é fundamental para hidratar os lábios, já que a desidratação compromete a produção do líquido que sustenta a pele e facilita a secura.
Cuidado com as feridas no canto da boca
Segundo a dermatologista, alguns pacientes têm grau de ressecamento tão intenso que desenvolvem feridinhas nos cantos da boca, as quais são chamadas clinicamente de queilite angular.
Nestes casos, não adianta somente hidratar – porque é uma inflamação que pode ter relação com colonização de bactérias e fungos -, mas é necessário procurar um dermatologista para tratar o quadro da forma correta.
Não faça esfoliação
Esfoliar a boca é a principal causa da piora dos lábios ressecados. “Tende a prejudicar a barreira que protege a mucosa e expor mais ainda a pele”, explica a especialista.
Evite a saliva
Um dos grandes vilões dos lábios ressecados é a tendência que algumas pessoas cultivam de tentar hidratar a boca com saliva. “Esta substância, por si só, aumenta a irritação na boca”, alerta Rossana.
Hidrate
A especialista recomenda hidratar os lábios todos os meses, mas redobrar os cuidados nas época mais frias do ano e durante o uso de medicamentos que ressecam a pele, como isotretinoína. “Quanto mais cedo começar a hidratar, menor a chance de desenvolver alterações mais intensas”, alerta.
A hidratação deve ser feita, principalmente, com produtos ricos em pantenol, ácido hialurônico, óleo de jojoba e lipídeos que realmente assumem a função de proteger a mucosa.
Confira quais produtos podem ser úteis para tratar lábios ressecados:
- Lip balm: é um hidratante labial que previne o ressecamento a partir da primeira aplicação. Ele apresenta substâncias como manteiga hidratante, óleo antioxidante, vitamina E e até colágeno;
- Pomada cicatrizante: como diz o nome, visa cicatrizar e, então, só deve ser usada em caso de lábios ressecados e feridos;
- Gloss: embora sua função seja mais dar brilho do que hidratar, este produto forma uma película protetora que impede a evaporação da água, a qual é comum no inverno devido à queda da umidade do ar;
- Vaselina: substância que gera uma película protetora e garante a recuperação natural da pele. Pode ser usada sozinha ou com outros ativos hidratantes;
- Manteiga de cacau: bálsamo caseiro para os lábios que hidrata e cria uma camada protetora contra temperaturas baixas e ressecamento.
É importante hidratar os lábios ressecados não só durante o dia, mas durante a noite também. Então, abuse dos produtos acima citados antes de dormir.
Não arranque pele do lábio
Não é recomendado tentar arrancar pelinhas que surge como resultado da descamação, já que elas atuam como uma forma de proteção e seu descolamento prejudica o ciclo natural de troca de tecido.
Quem apresentar lábios descascados com frequência deve procurar um dermatologista para descartar a possibilidade de doenças mais sérias, como queilite actínica, um quadro que pode evoluir para câncer de pele.