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Jornalistas de veículos nacionais e operadoras de turismo conhecem os principais produtos turísticos de Mato Grosso


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Press trip e Famtour foram realizadas pelo Sebrae Mato Grosso, Sistema Fecomércio e Governo do Estado para impulsionar o setor turístico durante a FIT Pantanal
Com o objetivo de apresentar os principais produtos turísticos e promover as belezas naturais e culturais de Mato Grosso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), o Sistema Fecomércio-MT e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), realizaram uma press trip e uma famtour durante os dias da ‘Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal)’. Além de Cuiabá, os jornalistas de veículos nacionais e os operadores de turismo estiveram nos municípios de Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio de Leveger e Nobres.
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destacou que o trabalho da instituição vai desde a preparação e capacitação dos responsáveis pelos atrativos turísticos até a promoção dos destinos para que o estado receba cada vez mais turistas nacionais e internacionais.
“Além de preparar o estabelecimento e o empreendedor para utilizar o próprio ativo e esse equipamento turístico, nós também fazemos ações de promoção. Durante a FIT Pantanal, realizamos uma press trip e uma famtour para que os correspondentes jornalísticos produzissem matérias sobre o turismo de Mato Grosso e apresentassem nossos destinos turísticos, nossa gastronomia e nossa cultura. Além disso, também foi possível abrir novos mercados para as operadoras de turismo que estiveram aqui e conheceram os mais de 50 novos produtos apresentados pelo Sebrae Mato Grosso”, disse o diretor.
Oito jornalistas de seis veículos da imprensa nacional estiveram em Mato Grosso por seis dias para vivenciar experiências voltadas principalmente ao ecoturismo. Participaram da viagem jornalistas da Record News, Jornal Metrópoles, Mercado & Eventos, Qual Viagem, Revista Crescer e TurisNews.
A gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, explicou que 86 produtos turísticos foram estruturados em 2022 e 2023 para promover experiências aos turistas e fortalecer os pequenos negócios de todos os polos do estado.
“Além de estruturar, um dos papéis do Sebrae é divulgar esses espaços e atrativos dentro do Mato Grosso e para todo o Brasil. Em parceria com a Fecomércio e o Governo do Estado, nós trouxemos veículos de comunicação de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. O nosso objetivo é ajudar na promoção desses destinos turísticos e fazer com que esses empresários fortaleçam o seu negócio e aumente o seu faturamento”, afirmou.
Chapada dos Guimarães
Um dos primeiros destinos do grupo de jornalistas foi a região de Chapada dos Guimarães. Os visitantes puderam conhecer o Complexo da Salgadeira, que fica na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-215), entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, a 65 km da capital. Recentemente, o Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (Sesc-MT) assumiu a concessão do local e, durante a FIT Pantanal, apresentou o projeto de reestruturação do complexo turístico que contará com tirolesa e outros atrativos.
Em seguida, os jornalistas estiveram no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e visitaram a Cachoeira Véu de Noiva e o Mirante Morro dos Ventos. Nos locais, eles puderam apreciar toda a riqueza e biodiversidade do estado. A jornalista Patrícia Chemin, da revista Qual Viagem, disse que se surpreendeu com a primeira viagem ao estado de Mato Grosso e que os atrativos de Chapada foram os mais marcantes.
“O roteiro da viagem foi muito bem pensado e um dos lugares que mais gostei de visitar foi a Chapada dos Guimarães, que era uma vontade muito grande que eu tinha de conhecer e os visuais que a gente viu foram maravilhosos e vão ficar para sempre na minha memória”, descreveu.
Nobres
Um dos primeiros destinos do grupo de agentes de turismo foi na Vila Bom Jardim, em Nobres. Eles fizeram trilha por uma área de cerrado preservada e também flutuação com espécies locais de peixes, além de visualizar hospedagens, ofertas de alimentação e compreender o envolvimento do turismo de base comunitária na região. O momento da flutuação marcou a agente Alana Imperial, que representa a Voetur.
“Foi uma experiência incrível, marcada pela imersão na rica diversidade sociocultural e nas maravilhosas paisagens naturais da região. Vale ressaltar que foi uma oportunidade única de vivenciar de forma orgânica a beleza dos biomas nativos, que tem grande diversidade, e também a hospitalidade e o orgulho do povo local. Entre as diversas atrações, a que mais me marcou foi o Reino Encantado, onde tivemos a experiência da flutuação com os peixes. Sentir parte daquele ecossistema e observar a pureza desses animais, do universo deles, que é muito diferente do nosso, foi algo realmente mágico e transformador na minha vida. Essa vivência me proporcionou uma conexão profunda com a natureza e uma maior valorização da biodiversidade que o Mato Grosso oferece”, descreveu.
Os agentes conheceram propostas de experiência gastronômica, fizeram passeios de quadriciclo e atividades de percursos com boia, além de visitar a Cachoeira Serra Azul Sesc. Para Eliane Antunes, representante da agência Jade Tur do Rio de Janeiro, o destino foi o mais marcante.
“Nós tivemos dias maravilhosos conhecendo um pouquinho mais do Mato Grosso, emergindo na cultura, na culinária, em paisagens lindas. Todos os lugares em que nós estivemos fomos muito bem recebidos e todos estavam muito bem preparados para nos apresentar o que tem de melhor no estado. Certamente em breve nós estaremos retornando. O que mais me marcou foi o Sesc Serra Azul, onde tem aquela cachoeira lindíssima e que vai ficar na memória”, disse a agente.
O responsável pela agência Gratidão Turismo do Rio de Janeiro, Fred Bernard, também citou como destaque o passeio no Sesc Serra Azul.
“Eu ainda não conhecia o estado e a experiência que eu vivi nesses dias foi maravilhosa. Cada lugar que eu conheci, cada empreendimento, cada destino e cada ponto turístico foi muito agregador. Eu destaco a cachoeira do Sesc Serra Azul, mas por beleza mesmo. Pra mim, é um dos atrativos mais bonitos. Destaco também o dia em que a gente participou do Boia Cross do Juca, que eu achei um atrativo muito legal. Eu achei seguro e realmente dá para todas as idades fazer”, descreveu o agente.
O grupo também visitou o município de Santo Antônio de Leverger, onde os agentes de turismo estiveram no Museu da Viola de Cocho e presenciaram a performance do mestre Alcides Ribeiro que confeccionou uma viola de cocho (instrumento pantaneiro) ao vivo.
Nossa Senhora do Livramento
Em Nossa Senhora do Livramento, os jornalistas e os agentes de turismo nacionais tiveram uma imersão na cultura local. A visita começou com uma apresentação do grupo de siriri Bacuri Livramentense no Parque Municipal Maria Joana da Conceição. O coordenador do grupo, Manoel Lourenço, disse aos grupos que é muito importante que agora o município esteja sendo visto como um roteiro turístico do estado.
“Estamos conseguindo despontar na área da cultura, segurando a nossa bandeira, e também garantindo os nossos costumes e tradições. Nós queremos passar que mesmo diante do tempo que a gente vive, da tecnologia avançada, nós ainda conseguimos manter nossas tradições que é o siriri e o rasqueado e passar para os jovens”, relatou.
Durante a visita ao Centro de Comercialização de Produtos em Livramento, o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Eugênio de Almeida Maciel, destacou a atuação do Sebrae/MT no fortalecimento do turismo na região.
“Desde 2017, a Feira É de Livramento virou o principal produto turístico do município. Com o apoio do Sebrae, a gente vem trabalhando e transformando as agroindústrias de queijo e de doces em um produto turístico. Antes do turista seguir para o pantanal, ele precisa conhecer Livramento. São 294 anos de fundação e é uma cidade que tem uma história rica, uma cultura maravilhosa e produtos deliciosos. São mais de 250 produtos oferecidos pela Feira É de Livramento, pelo Centro de Comercialização. Nós temos grupos de dança maravilhosos e também o Quilombo Mata Cavalo que oferece tanta experiência incrível”, disse.
Outro atrativo no município é o Quilombo Mata Cavalo, que é um dos grupos remanescentes de escravos em Mato Grosso que mais tem se esforçado na luta pela conservação das tradições. O quilombo é formado por um complexo de comunidades e abriga aproximadamente 450 pessoas. No local, os visitantes puderam conhecer sobre a história da comunidade, conferir apresentações artísticas e participar de atividades imersivas.
Para a jornalista Jéssica Palacios, da Record News, o momento mais marcante de toda a viagem foi a experiência vivida no quilombo.
“Tudo o que a gente viveu foi muito importante para desenvolvimento profissional e pessoal. Eu me emocionei muito durante a visita no quilombo. Na verdade, todas nós nos emocionamos muito com a Maria Josefina, que é quilombola e falou sobre a importância do empoderamento feminino a partir da questão estética com o uso do turbante, remetendo à sua origem e ancestralidade. Foi de arrepiar”, descreveu
Poconé
Em Poconé, os jornalistas e os agentes de turismo puderam ver de perto a riqueza da biodiversidade mato-grossense por meio de uma imersão na flora e na fauna durante o trajeto na Rodovia Transpantaneira. Iniciada em 5 de Setembro de 1972, a rodovia construída pelo governo militar tinha como objetivo atravessar o pantanal e ligar Poconé a Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Atualmente, a estrada liga Poconé a Porto Jofre.
Durante a visita, os grupos puderam acompanhar o nascer e o pôr do sol de uma vista privilegiada da estrada, com diversas espécies de animais que vivem em uma das áreas de maior biodiversidade do planeta. A jornalista Kelly Godoi, da Record News, disse que ficou encantada pelas paisagens vistas durante a press trip e ressaltou um ponto em que foi surpreendida.
“É um estado que oferece muita coisa boa e muita beleza natural e é muito importante que isso seja divulgado. O brasileiro precisa conhecer Mato Grosso e precisa vir aqui para aumentar toda a conscientização sobre a preservação. Muita coisa me impressionou, é realmente difícil falar porque vimos muitos animais, uma vegetação muito rica também, tudo muito lindo, mas uma coisa que me tocou foi ver o céu todo estrelado. Foi a primeira vez que vi o céu daquela forma e foi aqui em Mato Grosso. Foi emocionante”, disse.
Atrativos turísticos
Os principais atrativos turísticos de Mato Grosso estão disponíveis no site ‘Turistando em Mato Grosso’, que foi lançado durante a FIT Pantanal. São mais de 80 produtos turísticos disponíveis para que a população conheça mais sobre as rotas, roteiros, experiências e atrativos de todas as regiões do estado
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Jornalistas e operadores de turismo conheceram os produtos turísticos de Mato Grosso – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
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