Saúde
Joelho estalando: Por que isso acontece? É normal?
Compartilhe:
Sons similares a um estalo são muito comuns e podem ocorrer em diferentes partes do corpo, como nas costas, dedos e braços. Normalmente, esses ruídos são percebidos ao se espreguiçar ou alongar, ainda mais após um longo período sem movimentar o corpo.
Nesse contexto, um dos locais que podem manifestar esse “barulho” são os joelhos, o que gera dúvidas e preocupações em muitas pessoas – especialmente aquelas que praticam exercícios físicos regularmente. Geralmente, os estalos no joelho são percebidos nas seguintes situações:
Ao se agachar
Correr
Caminhar
Descer ou subir escadas
Dobrar as pernas
Se alongar
Andar de bicicleta
Estalo no joelho: o que pode ser?
Os estalos, na verdade, são chamados de sons articulares e podem acontecer por diferentes motivos. Fernando Zikan, fisioterapeuta e coordenador de ensino na Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato Ortopédica, explica algumas possibilidades para o surgimento desse incômodo:
Tensão das estruturas articulares: o som ocorre, principalmente, após o joelho ser mantido na mesma posição por muito tempo
Crepitações: esses sons se apresentam de maneira intensa e constante, com barulhos semelhantes a rangidos e atritos, que podem estar relacionados ao desenvolvimento de alguma doença degenerativa articular
Lesões: alguns tipos de lesões na cartilagem ou em ligamentos podem ser responsáveis pelo barulho e dor no joelho, muitas vezes acompanhados com uma sensação de inchaço no local, exigindo tratamento médico
Por isso, observar os sintomas associados é muito importante na hora de procurar um tratamento. De acordo com Fernando, quando o estalar ocorre de forma isolada, não aparecendo com outros sinais, como dor e inchaço, normalmente não há motivo para preocupação.
“Quando houverem sintomas frequentes, devem ser avaliadas as condições mecânicas de sobrecarga, encurtamento muscular e doenças degenerativas ósseas, que podem estar em desenvolvimento”, aponta o especialista.
Joelho estalando é normal?
Se o som aparece raramente e não vem acompanhado de outros sintomas, geralmente não é necessário intervenção médica, podendo ser um caso pontual ou apenas falta de alongamento e exercícios. Além disso, o barulho pode ocorrer por causa da movimentação do líquido sinovial presente nos joelhos, responsável por lubrificar a articulação.
Porém, se o barulho persistir por mais tempo ou o joelho estiver dolorido, é preciso examinar o local. Desde alterações na anatomia até lesões decorrentes de exercícios ou sobrecarga, apenas um especialista pode identificar a causa e indicar o tratamento adequado.
“O exame físico é o principal elemento clínico, que, associado à história do paciente, pode determinar a necessidade ou não de uma intervenção fisioterapêutica específica”, finaliza Fernando Zikan.
Minha Vida