Nacional
Janeiro Roxo: no mês da conscientização da hanseníase, Bioclin tem teste exclusivo para detecção da doença
Compartilhe:
Janeiro Roxo é o mês da conscientização sobre os cuidados, tratamentos e prevenção sobre a hanseníase. A doença foi popularmente conhecida como “lepra”, um nome que carrega bastante estigma e preconceito. Por isso, o termo “lepra” foi extinto no Brasil por meio da Lei 9.010 de 1995 e substituído por “Hanseníase” como uma forma de eliminar a discriminação histórica.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de casos de Hanseníase, ficando atrás apenas da Índia. Não à toa, ela é uma doença de investigação obrigatória em todo país, tendo em vista que diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para frear a transmissão e evitar sequelas.
Causada pelo Mycobacterium leprae, a Hanseníase é uma doença infecciosa, de caráter crônico, que acomete os nervos e a pele. A transmissão ocorre por via respiratória, por meio de gotículas de saliva ou secreções nasais, por convívio prolongado com paciente infectado que não esteja em tratamento. Ou seja, apesar do que muitos acreditam, essa doença não pode ser transmitida pelo toque.
Alguns dos sintomas podem ser: perda de sensibilidade, manchas na pele, nódulos no rosto, feridas ou queimaduras indolores, formigamento dos pés e/ou das mãos, perda da força muscular. Ao observar os primeiros sinais e sintomas, é indispensável buscar orientações médicas, viabilizando a realização de diagnóstico precoce, bem como o tratamento oportuno e a prevenção de incapacidades físicas.
A CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) relaciona algumas ferramentas de apoio ao diagnóstico como:
Avaliação Avaliação Neurológica Simplificada (ANS); Baciloscopia; Detecção Molecular Qualitativa de M. leprae por Reação em Cadeia de Polimerase em Tempo Real (qPCR); Ultrassom de nervos periféricos; Eletroneuromiograma; Teste Rápido Imunocromatográfico para Detecção de Anticorpos IgM para M. leprae;
O Brasil é o primeiro país do mundo a ofertar o teste rápido facilmente aplicável em laboratórios. O kit é fabricado exclusivamente pela Bioclin – Quibasa, indústria brasileira focada há 46 anos na produção e desenvolvimento de kits de diagnóstico para laboratórios de análises clínicas. Além deste, a empresa apresenta em seu portfólio mais de 200 produtos.
O teste Bioclin FAST ML Flow detecta anticorpos da classe IgM anti-Mycobacterium Leprae e foi desenvolvido considerando critérios de eficácia, segurança e efetividade. O seu lançamento visa colaborar com a estratégia global da OMS, voltada a erradicar a doença por meio de diagnóstico precoce, interrupção da cadeia de transmissão, ações planejadas e direcionadas às populações em risco.
De acordo com Renata Araújo, Especialista de Produtos da linha de Imunologia da Bioclin, o teste ajuda no monitoramento populacional em áreas de maior incidência e na classificação de pacientes suspeitos, pois em alguns casos a doença pode levar até 7 anos para se manifestar. Além disso, serve para testar contactantes de pacientes positivos e identificar recidivas.
Essa ferramenta também tem potencial para auxiliar os médicos na tomada de decisões em relação ao tratamento. Outra vantagem é a versatilidade do teste, que pode ser realizado com amostras de sangue total obtido através de punção digital, e o kit ainda acompanha todos os insumos necessários para realização do teste, não sendo necessária uma estrutura laboratorial.
Dessa forma, as condições para testagem são ampliadas e podem chegar às regiões de mais difícil acesso, uma vez que a Hanseníase é uma doença negligenciada e associada a baixo nível socioeconômico. Ademais, antes de serem liberados para o consumo, todos os reagentes Bioclin são testados pelo Departamento de Controle da Qualidade.
Atualmente, a Bioclin conta com equipe de pesquisa altamente capacitada, com mestres e doutores, que trabalham na melhoria e no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. O Kit Bioclin FAST ML Flow também está disponível para planos de saúde. Vale destacar que métodos como este para diagnóstico rápido são de grande importância, por serem sensíveis, precisos e ágeis.
AI