Mato Grosso
Janaina Riva: “Todos querem mulheres candidatas, mas ninguém quer investir”
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2022/07/janai.jpg)
Vice-presidente regional do MDB, a deputada estadual Janaina Riva afirmou que a sigla está tendo dificuldade em encontrar nomes de mulheres que queiram disputar as eleições neste ano.
Janaina apontou que a maior dificuldade em captar nomes é a falta de investimento do fundo eleitoral nas candidaturas femininas. Nestas eleições, as siglas – não só o MDB – estão investindo recursos nas candidaturas majoritárias e da Câmara Federal.
“As candidatura das mulheres ainda é um problema, não só do MDB, mas dentro de todos os partidos, porque isso geralmente fica para última hora. E uma coisa preocupante que estou vivenciando dentro do MDB, e acredito que as mulheres devem vivenciar em todos os partidos, é que não querem destinar fundo partidário às candidaturas femininas a deputadas estaduais”, disse Janaina.
Segundo Janaina, a falta de investimento nas mulheres este ano é um contrassenso, posto que na eleição passada, que elegeu prefeitos e vereadores, o MDB Nacional investiu nas candidaturas de mulheres e aumentou a representatividade feminina na política.
“Olha só que contrassenso: na passada nós tivemos [investimentos] para as mulheres vereadoras, e para prefeitos e prefeitas. E agora, a nacional tem um discurso divergente dizendo que o recurso é exclusivamente para candidaturas de federais e candidatura de presidente da República, além de Senado e Governo”, disse.
“Na hora de chamar mulher todos querem, mas na hora de colocar dinheiro na candidatura das mulheres ninguém quer. E a maior dificuldade das mulheres com relação à campanha ainda é o financeiro”, completou.
As convenções partidárias terão início no próximo dia 15 e se encerraram no dia 5 de agosto. Até lá, as siglas deverão apresentar as chapas – majoritárias e proporcionais – à Justiça Eleitoral que disputaram os cargos eletivos.
MIDIA NEWS