Conectado por

Mato Grosso

Janaina Riva pede que Assembleia Legislativa tenha maior participação nas melhorias de Mato Grosso


Compartilhe:

Publicado por

em

Deputada mais votada neste pleito, com mais de 82 mil votos nas urnas, a deputada emedebista, Janaina Riva, asseverou que, agora, após o processo eleitoral, os parlamentares reeleitos e os outros que farão parte do Legislativo estadual, devem ter um olhar mais macro para o Estado.

Sobretudo, realizar uma discussão séria sobre o empobrecimento de algumas regiões em Mato Grosso e as saídas que o Parlamento deve buscar, para ajudar o governo do Estado a mudar este cenário.

Ao citar que neste período eleitoral ficou assustada ao visitar as cidade que ficam ao Oeste do Estado e constatar como ela estaria desassistida. Se comparado ao desenvolvimento econômico que pode ser notado em outras regiões.

A declaração da emedebista foi feita esta semana, em entrevista à TV Cidade Verde, quando apontou conversa com o presidente da Casa de Leis, Eduardo Botelho(UB) e com o primeiro-secretário, Max Russi(PSB) – ambos reeleitos -, sobre a necessidade de serem, enquanto deputados, protagonistas nesta discussão sobre o futuro de Mato Grosso.

“Eu falei com o Botelho e com o Max, olha, a Assembleia agora tem a oportunidade de ser uma das protagonistas na discussão do futuro de Mato Grosso. E com uma bagagem agora de estarmos mais atualizados, porque nós acabamos de sair de um processo eleitoral onde viajamos pelo estado e a gente viu a necessidade de região a região. Como ao Oeste do Estado, por exemplo, que pude observar como está desassistidas em relação ao desenvolvimento econômico de outras regiões. Porque todo mundo achava que a saída ali seria o Porto Seco, em Cáceres.Não aconteceu […] Hoje é uma região que está diretamente impactada pela ausência de políticas públicas do estado”.

Janaina revelou que – na conversa com os colegas de Casa de Leis -, ainda disse que teria chegado a hora do parlamento parar de ‘falar amém a tudo que chega lá do Executivo, principalmente o orçamento’. “Chegou o momento da Assembleia ser mais participativa nos grandes debates que envolvem Mato Grosso”.

Ao criticar a atuação do legislativo estadual – que de acordo ainda com a deputada -, vem se limitando a discutir pautas que favorecem ‘poucas” pessoas’. E que esta campanha serviu enormemente para quetodos observassem a necessidade de uma participação do Legislativo que tenha proporções maiores e que atinja, de fato, o estado, beneficiando as pessoas como um todo.

“A gente tem que sair dessa política da pequena emenda, para favorecer uma rua, para favorecer um bairro, e pensar no macro. Nós paramos de estudar Mato Grosso para o futuro. Então, hoje, eu pensocomo deputada no meu terceiro mandato, que preciso ajudar a construir o estado de Mato Grosso para o futuro. Eu acho que eu tenho que sair do bairrismo e focar no todo. Como entendo que a Assembleia tem que, igualmente, fazer”.

De olho no mesmo debate

Igualmente, esta semana, em entrevista à Rádio Jovem Pan Cuiabá, Eduardo Botelho recomendou ao governador Mauro Mendes(UB), que em seu segundo mandato, no comando do Palácio Paiaguás, resolva o problema da desigualdade e melhore a qualidade de vida da população.

Ao lembrar que Mendes colocou Mato Grosso nos trilhos, ao recuperar a saúde econômica do Estado e, hoje, com dinheiro em caixa, pode investir, agora, bem para além ‘das obras’ na transformação, ajudando pessoas e regiões mais empobrecidas.

“Gostaria de fazer uma observação, que tenho feito em todas as entrevistas, após as eleições. Acho que o governador Mauro Mendes foi o governador das obras, da recuperação, agora nós precisamos que ele seja o governador da transformação”.

Ainda apontando a necessidade que o gestor estadual crie, sobretudo, uma nova matriz econômica, ao citar as severas dificuldades que centenas de pessoas ligadas à agricultura familiar passam, atualmente, em Mato Grosso.

 

autor/fonte: Marisa Batalha/Silvano Costa/O Bom da Notícia

 

Institucional

 

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com