AL/MT
Janaina Riva critica decreto restritivo de Rondonópolis e pede intervenção de Mauro Carvalho para abertura de UTIs
Compartilhe:
Após o prefeito José Carlos do Pátio (SD), de Rondonópolis (219km de Cuiabá), decretar que o comércio no município deverá fechar às 23h59, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) se manifestou criticando a iniciativa. Para ela, a estratégia não funciona. Riva ainda afirmou que entrou em contato com o secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho e pediu que sejam reabertos dez leitos de UTI no município.
“Quem me acompanha há um tempo sabe do meu posicionamento contra o fechamento do comércio noturno, bares e restaurantes como forma de controle da pandemia. Esse setor já foi extremamente penalizado por mais de um ano e sabemos que não está nele o problema. Hoje tomei conhecimento do novo decreto da prefeitura de Rondonópolis impondo restrição de horário ao comércio noturno, bem como outras limitações por conta da falta de leitos de UTI para atender a demanda do município”, afirmou a parlamentar.
Na última segunda-feira (31), o município de Rondonópolis (219km de Cuiabá) endureceu as medidas contra a Covid-19. Dentre as mudanças está a obrigatoriedade da vacinação de crianças em idade vacinável para matrícula em escolas públicas e particulares; a imposição de fechamento do comércio até as 23h59 e a proibição de venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol.
As decisões foram tomadas pelo Comitê de Gestão de Crise após o município ter registrado 2.018 casos positivos em apenas um mês. Dente as mudanças que devem constar no novo decreto está a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, com fechamento às 23h59, sendo esse também o horário de início do toque de recolher que vai valer até às 5 horas.
Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta quinta-feira (3) a Santa Casa de Rondonópolis tem ocupação de 90% dos leitos de UTI, o que significa que há apenas um disponível dentre os dez existentes.
Janaina, contrária à medida adotada pelo prefeito, afirmou que se uniu a outros deputados da região e conversou com Mauro Carvalho, que deu a garantia que em 10 dias o Governo Do Estado abrirá mais 10 leitos de UTI no município.
“O secretário e o prefeito Zé do Pátio já estão em contato e espero que com isso o prefeito possa rever a situação. O problema da pandemia definitivamente não é quem trabalha na legalidade, seguindo as normas sanitárias”, completou Riva.
Olhar Direto