Mato Grosso
Janaina assume Procuradoria da Mulher e vai examinar denúncias de misoginia
Compartilhe:
Procuradoria foi instalada na última sexta, com objetivo de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher
A deputada estadual e presidente da Assembleia Janaina Riva (MDB) foi nomeada Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa. A Procuradoria Especial da Mulher da ALMT foi instalada na última sexta-feira (2), com objetivo de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher.
A Procuradoria deve ser ocupada exclusivamente por deputadas mulheres. Porém, Janaina é a única parlamentar feminina e por isso, Carlos Avalone (PSDB) e Valdir Barranco (PT) foram nomeados procuradores-adjuntos especiais da Mulher.
A instalação da Procuradoria, pendente desde 2022, ocorre quando deputado estadual Gilberto Cattani (PL) é alvo de uma investigação pela Comissão de Ética por supostas falas ofensivas às mulheres. Nos últimos dias, o deputado foi filmado durante reunião da Frente Parlamentar Contra o Aborto comparando mulheres feministas” às vacas. Com a repercussão, Janaina lamentou as falas de seu colega de Parlamento e as classificou como preconceituosas.
De acordo com o regimento, a Promotoria liderada pela deputada também pode promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, “bem como acerca de seu déficit de representação na política, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídio às Comissões da Assembleia.
Entre na comunidade de WhatsApp do Rdnews e receba notícias em tempo real. (CLIQUE AQUI)
RD NEWS