A deputada estadual Janaina Riva (MDB) criticou a decisão do CEO da Carrefour na França, Alexandre Bompard, de suspender a compra de carne de países sul-americanos que integram o Mercosul, mas avaliou que o impacto da medida será irrelevante para o Brasil. Por outro lado, a parlamentar alerta que a situação poder ser bem mais danosa para a França, caso o Brasil revolva fechar as portas aos produtos franceses.
“Pra gente não é nada significativo, mas para eles, se forem impostas as restrições que forma impostas ao Brasil, na lei da reciprocidade, e se o presidente Lula fizesse isso, aí sim eles com certeza se arrependeriam dessa decisão tomada contra o Brasil, contra Mato Grosso”, disse em vídeo publicado no Instagram nesta sexta-feira (22).
A compra hoje da carne brasileira pelo grupo Carrefour representa 0,005% da produção de carne no Brasil e de Mato Grosso, revela a deputada, que acrescenta: “Eu li um artigo muito bom que diz o seguinte: a França, o Carrefour deixar de comprar carne do Brasil é a mesma coisa que o Brasil deixar de comprar rapadura na França. Quer dizer, é insignificante para a nossa economia”.
No vídeo, Janaina também cita uma entrevista recente do presidente da Aprosoja em Mato Grosso, Fernando Cadore, na qual ele expõe que, enquanto o Brasil usa menos de 12% do território para produzir, a França usa 60%.
Veja o vídeo publicado pela deputada no Instagram:
Veto à carne do Mercosul