Mundo
Itália começa a restaurar tumba de cerca de 2 mil anos, encontrada na Sicília
Compartilhe:
A tumba é datada do século 1 d.C. e faz parte de um grande complexo de sepulturas
Especialistas italianos começaram nesta sexta-feira (3) os trabalhos de restauração da tumba imperial “La Guardiola”, no interior do jardim do hotel Villa Fiorita, na cidade italiana de Taormina, na Sicília.
A tumba é datada do século 1 d.C. e faz parte de um grande complexo de sepulturas que está localizado em um longo caminho usado, ao menos parcialmente, durante o Império Romano, e que leva a algumas das residências mais suntuosas da cidade, como as domus de Villa San Pancrazio e de Porta Pasquale.
O início da reforma foi acompanhado de perto pela superintendente dos Bens Culturais e Ambientais de Messina, Mirella Vinci, pelo prefeito local, Mario Bolognari, e pelo assessor regional de Bens Culturais e de Identidade Siciliana, Francesco Paologo Scarpinato.
A intervenção, proposta e financiada pela empresa Effekappa Srl, proprietária do hotel, partiu de uma análise arquitetônica que verificou o estado de conservação e a natureza da obra.
“Expresso grande satisfação pelo início da restauração dessa estrutura que enriquece o patrimônio siciliano. Essa operação constitui um exemplo singular de profícua colaboração entre os órgãos públicos de tutela e a empresa privada, que nesse caso demonstrou grande sensibilidade e plena disponibilidade, colocando recursos à disposição e profissionalismo para assegurar a conservação, a valorização e a fruição do bem”, disse Scarpinato.
RONDONIADINAMICA