Acre
IPVA 2022 no Acre: confira o calendário com os prazos para pagamento
Compartilhe:
O calendário para o pagamento do IPVA 2022 e a tabela de valores já foram definidos pela Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz). O contribuinte que pagar em cota única e até o vencimento vai ter desconto de 10%. Mas, há também a opção de parcelar em até três vezes.
O calendário para o pagamento do imposto foi publicado na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Todos os anos, para que o automóvel continue circulando de forma regular, é necessário que os proprietários paguem as taxas de Licenciamento e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
O calendário com as datas para o pagamento é feito de acordo com o número final das placas dos veículos.
O boleto para pagamento das taxas pode ser impresso por meio do site do Detran ou de forma presencial na autarquia. Também é possível retirar o documento nas agências da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de cada município. A novidade deste ano é que o pagamento também pode ser feito por meio de Pix.
Em relação à novidade do Pix, nosso estado foi o primeiro a implantar o Pix para o recebimento dos nossos tributos estaduais, isso facilita tanto para a Fazenda reconhecer esses pagamentos, como para o contribuinte, que pode fazer o pagamento por qualquer banco e conta que ele tiver”, informou o diretor de administração tributária da Sefaz, Clóvis Gomes.
Confira, abaixo, o calendário de vencimento do IPVA 2022 para veículos automotores usados:
Calendário de IPVA e Licenciamento 2022 no Acre — Foto: Reprodução
O diretor informou que a alíquota é a mesma desde 2002, que prevê imposto de 2% para veículos de passeio, caminhonetes e 1% para motocicletas, caminhões e ônibus.
No entanto, mesmo ainda sendo o mesmo percentuais, no ano que vem, os contribuintes devem sentir um aumento no valor do imposto, uma vez que os veículos usados ficaram mais valorizados.
“Esse ano teve um fato atípico por conta de alguns problemas nas montadoras de veículos, que a oferta foi pouca e isso fez com que os veículos usados tivessem um aumento de preço grande. E o imposto é calculado sobre o valor do veículo, e como o valor do veículo aumentou em relação ao ano anterior, o IPVA vai ficar um pouco mais caro”, explicou.
G1.globo.com