Economia
INSS vai prorrogar auxílio-doença de forma automática. Entenda
Compartilhe:
Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem o auxílio-doença terão o benefício prorrogado de forma automática pelas próximas semanas.
A determinação consta em portaria publicada nesta quarta-feira (29/04) no Diário Oficial da União (DOU). Veja aqui a íntegra do documento, que já está em vigor.
A autorização da prorrogação automática vai acontecer durante todo o tempo em que as agência do INSS estiverem fechadas. A pandemia do novo coronavírus resultou no fechamento desses locais.
O instituto decidiu ampliar o limite máximo de pedidos de prorrogação para seis – antes eram dois. Assim, ao serem efetivados, a prorrogação do benefício logo vai ser gerada
Os segurados precisam pedir a prorrogação pelo portal Meu INSS ou pela central 135. O requerimento poderá ser feito 15 dias antes do término do auxílio.
Novos pedidos
O INSS disponibilizou neste mês a opção para fazer todo o pedido do auxílio-doença pela internet. O segurado pode agora apresentar o atestado de maneira virtual, sem a necessidade de uma perícia.
Veja, a seguir, sete passos de como fazer o pedido:
- Clique em “Agendar Perícia”;
- Selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar”;
- Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar;
- Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”;
- Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento e clique em “Anexar”;
- Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”;
- Siga os passos seguintes e clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular.
G1