Porto Velho
Iniciativa que moderniza serviços do Samu em Porto Velho é premiada e vai disputar concurso nacional
Compartilhe:
Sistema agiliza atendimentos, promove economia e facilita acesso ao médico regulador
Uma iniciativa que moderniza, amplia e fortalece os trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Velho foi premiada nesta quarta-feira (13), no concurso Mostra Estadual “Brasil, aqui tem SUS”.
O sistema já está implantado no município e será apresentado no XXXVI Congresso do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde), que acontece entre 12 a 15 de julho em Campo Grande-MS.
“Esta conquista nos enche de orgulho, mas é o benefício à população que conta. Com o sistema, o Samu otimiza os atendimentos, agiliza a resposta aos chamados e racionaliza gastos, entre outros benefícios”, comemora a secretária Eliana Pasini, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A entrega do prêmio aconteceu durante reunião ordinária do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde de Rondônia(Cosems-RO). Outras cinco iniciativas das secretarias municipais também foram classificadas e serão apresentadas no Congresso Nacional do Conasems.
Projeto que deu o prêmio ao Samu é uma plataforma acessível pela internet
Segundo a presidente do Cosems-RO, Tatiana Almeida, as iniciativas apresentadas na mostra estadual demonstram a capacidade e a determinação dos profissionais da saúde em buscar melhorias para o sistema.
PLATAFORMA
O projeto que deu o prêmio ao Samu de Porto Velho na mostra estadual é uma plataforma acessível pela internet.
É o sistema Vsky Samu, que permite que as equipes recebam chamados pelo telefone celular e transmitam informações, inclusive com fotografias, do local da ocorrência para a central do Samu, onde um médico regulador avalia os procedimentos a serem adotados.
O VSky também oferece informações sobre a melhor rota a ser utilizada pelas ambulâncias e indica os locais onde há mais ocorrências de acidentes.
“Eliminamos a tramitação de informações no formato físico, por papéis. Então, tudo é mais ágil”, explica Raymisson Correa, gerente do Samu, que recebeu a premiação com uma equipe de paramédicos.
Com o sistema, o Samu otimiza os atendimentos
Ele acrescenta que o sistema trouxe muitos benefícios desde que foi implantado em Porto Velho, principalmente no período em que havia mais ocorrências relacionadas à pandemia de covid-19.
Cada estado tem sua própria mostra local e as experiências serão escolhidas conforme os respectivos regulamentos.
As mostras procuram estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios e do Distrito Federal relacionadas ao SUS que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde.
Texto: Semusa
Fotos: Wesley Pontes e Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)