Saúde
Infecção Do Trato Urinário
Compartilhe:
A função dos rins é filtrar os resíduos e remover o excesso de sódio da água e do sangue para produzir a urina. A urina percorre desde os rins através dos ureteres para a bexiga onde se acumula. A bexiga é adaptada para o aumento do volume de urina e uma vez cheia, envia sinais para o cérebro que transmitem a vontade de urinar. Ao esvaziar a bexiga, a urina passa através da uretra, um tubo na parte inferior da bexiga, cuja abertura é no final do pênis em meninos e na frente da vagina em meninas.
Causas
Geralmente, a urina na bexiga não contém bactérias. No entanto, eles podem entrar no trato urinário de duas maneiras: a mais comum é através da extremidade inferior do trato urinário, e se espalhar para a uretra, bexiga e rins. A outra é através do fluxo de sangue direto para os rins, embora isso seja raro.
As infecções podem ser causadas por bactérias, parasitas, vírus e até fungos.
Dependendo da área afetada, as infecções podem ser classificadas como:
- Cistite: uma infecção da bexiga.
- Uretrite: infecção da uretra.
- Ureterites: é a infecção de um ou ambos os ureteres.
- Pielonefrite: é uma infecção bacteriana de um ou ambos os rins.
Sintomas
Os sintomas causados por uma infecção urinária variam de acordo com a parte afetada. Alguns dos sintomas podem ocorrer:
-
- Febre.
- Dor ao urinar.
- Odor insólito na urina e/ou urina turva.
- Dor no abdômen para a região pélvica.
- Aumento da frequência de urinar, mas não em quantidade (você pode até sentir uma forte necessidade de urinar e produzir apenas algumas gotas).
Diagnóstico e Tratamento
Diagnóstico: Suspeitando de uma infecção do trato urinário, o médico irá pedir uma revisão completa de urina e/ou uma cultura de urina. A urina deve ser coletada em um recipiente estéril. Se ele é um bebê, será feito por meio de uma bolsa de esterilização que atribui à pele.
Tratamento: Uma vez identificado o organismo, o tratamento médico adequado, que pode consistir de um antibiótico por vários dias. É importante não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas sejam aliviados para satisfazer os dias indicados pelo médico.
Possíveis Complicações
Quando há infecções de repetição pode indicar uma anormalidade no trato urinário de modo que o médico pode pedir alguns estudos adicionais para confirmar.
Algumas anomalias mais comuns são:
Obstrução urinária: fluxo urinário está bloqueado em algum lugar do trato urinário. Isso pode ser causado por uma pedra nos rins, ou porque a uretra ou qualquer dos ureteres é demasiado estreito.
As crianças correm maior risco de lesão renal em consequência de infecções do trato urinário, especialmente quando há alguma anormalidade. Por isso, é importante que se a criança tem uma infecção urinária, deve fazer o tratamento imediato e ser avaliada cuidadosamente pelo pediatra ou especialista.