Saúde
Inchaço nas pernas: O que pode ser, e como lidar?
Compartilhe:
O inchaço nas pernas, pés e tornozelos, também conhecido como edema periférico, é caracterizado pelo acúmulo de líquido nessas partes do corpo. Esse quadro, geralmente, não é doloroso e costuma ser mais frequente nos membros inferiores justamente em função da gravidade. No entanto, quando provocado por uma lesão, pode causar dor e bastante desconforto.
Vale ressaltar, ainda, que esse quadro é mais comum em adultos e pode ocorrer em um ou ambos os lados do corpo.
Embora o edema periférico, por si só, não represente um risco significativo à saúde, é importante saber sua causa. Afinal, esse inchaço pode indicar um problema de saúde subjacente e que, portanto, precisa ser tratado.
Porque as pernas incham?
O inchaço nas pernas ocorre por dois motivos principais:
- Retenção de líquidos: isso acontece, normalmente, quando a pessoa fica de pé, ou sentada por muito tempo. Contudo, também pode ser decorrente de sedentarismo, sobrepeso ou ainda de uma condição mais séria.
- Inflamação: na presença de uma doença inflamatória, como a artrite, ou mesmo de um trauma, ocorre edema dos tecidos.
Causas do inchaço nas pernas
Várias coisas podem levar ao acúmulo de fluidos nas pernas. Entre elas, podemos citar:
- Insuficiência cardíaca congestiva: ocorre quando o coração está muito fraco para bombear todo o sangue que seu corpo precisa. A longo prazo, isso leva ao acúmulo de fluidos, especialmente nas pernas;
- Trombose venosa profunda (TVP): na TVP, uma ou mais veias da perna apresenta um coágulo, que impede que o sangue retorne ao coração. O quadro geralmente é acompanhado de dor e edema do membro acometido.
- Varizes e insuficiência venosa crônica: as varizes são veias dilatadas decorrentes do acúmulo de sangue, que tem dificuldade de retornar ao coração. O inchaço nas pernas é um dos sinais da insuficiência venosa, associado à dor, sensação de peso nas pernas e alterações da pele.
- Problemas renais: tanto a doença renal crônica quanto a insuficiência renal aguda podem causar inchaço nas pernas. Afinal, a água e os resíduos no sangue não são eliminados corretamente, fazendo com que haja um acúmulo dessas substâncias no corpo, especialmente membros inferiores;
- Medicamentos: às vezes, as pernas inchadas podem ser um efeito colateral de algum remédio como, por exemplo, antidepressivos, bloqueadores dos canais de cálcio, metformina etc;
- Gravidez: no terceiro trimestre, o útero aumentado dificulta o retorno venoso das pernas e, consequentemente, fazendo com que haja acúmulo de fluido.
Causas inflamatórias
- artrite e outros problemas articulares (gota, bursite no joelho, osteoartrite, artrite reumatoide etc);
- trauma (distensões, entorses, ossos quebrados, ruptura do tendão ou do ligamento cruzado anterior);
E o que se deve fazer quando as pernas estão inchadas?
O primeiro passo é tentar entender de onde vem o inchaço nas pernas. Para isso, a principal recomendação é se consultar com um angiologista, descobrir a causa e tratá-la.
Além disso, alguns cuidados gerais podem ajudar a prevenir o problema:
- reduzir o consumo de alimentos salgados;
- usar meias de compressão;
- fazer exercícios físicos todos os dias;
- em viagens longas de carro, troque de posição e faça paradas para se alongar sempre que puder;
- levantar as pernas acima do nível do coração por meia hora, algumas vezes ao dia.
Vale ressaltar que, como o edema pode ser um sinal de algo sério, não o ignore. Em qualquer que seja o caso, havendo outros sintomas ou não, consulte um médico.
https://cmhmedicinahospitalar.com.br
Texto originalmente publicado no portal Convite à Saúde!