Mato Grosso
Incêndio destrói 3,1 mil hectares em área de proteção das cabeceiras do Rio Cuiabá
Compartilhe:
Um incêndio atingiu, no último sábado (03), a Área de Proteção Ambiental das Cabeceiras do Rio Cuiabá e destruiu 3,1 mil hectares. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso conseguiu finalizar o combate apenas no sábado (03), após um intenso trabalho feito na região, em ação conjunta do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e o Grupo Aviação Bombeiro Militar (GavBM).
A operação exigiu a atuação de 16 bombeiros, sendo 11 militares por terra, mais a aeronave (piloto e co-piloto) e seu apoio no solo para abastecimento de água e combustível. A operação de combate aéreo utilizou mais de 30 mil litros de agente extintor.
O tenente-coronel BM Gledson, piloto comandante do Grupo de Aviação Bombeiro Militar, ressaltou que “é importante permanecer na região para realizar voos de monitoramento e rescaldo”.
O apoio dos moradores locais foi fundamental para o sucesso da operação, no suporte para a base e também no combate terrestre onde houve a atuação em conjunto. A área é equivalente a mais de quatro mil campos de futebol.