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Imprensa internacional se encanta com ecoturismo mato-grossense


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Embratur e Sebrae Nacional promovem press trip por uma semana, para fortalecer os destinos turísticos do Cerrado ao mercado internacional

“Fiquei impressionada com as belezas naturais e mais ainda, com o calor humano”, disse a jornalista argentina Irene Benito, durante a press trip realizada em pontos turísticos mato-grossenses. A ação, idealizada pela Embratur em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), levou cinco jornalistas da Argentina e do Chile para conhecer e explorar as belezas naturais, gastronômicas e culturais de Mato Grosso.

Durante uma semana os profissionais puderam viver uma imersão na flora e fauna do Cerrado mato-grossense onde puderam conhecer a biodiversidade do bioma, como espécies de vegetais e animais que habitam a região, a exemplo das araras e da onça-pintada, um dos símbolos do estado.

“Acho que foi uma viagem marcante sob todos os pontos de vista. Fiquei impressionada com as belezas naturais e mais ainda, com o calor humano. Sinto-me muito grata e privilegiada por ter conhecido Mato Grosso”, falou uma das jornalistas participantes da press trip, Irene Benito, que é chefe de seção do jornal argentino, A Gaceta.

A diretora Superintendente do Sebrae/MT Lélia Brun, ressaltou que a ação busca consolidar o Cerrado brasileiro no mercado sul-americano e demonstrar como nossos destinos praticam um turismo sustentável, com impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades.

“Os jornalistas conheceram produtos turísticos do Pantanal, Nobres e Chapada dos Guimarães, que apresentam a composição dos biomas: Cerrado, Caatinga, Amazônico, além de florestas tropicais, e outros aspectos únicos e muito ricos. Nestes pontos, o Sebrae/MT já atuou com ações estratégicas de desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais, que já estão capacitados para atender turistas nacionais e internacionais. Por isso é tão importante fortalecer o pequeno negócio em diversas frentes, principalmente o turismo, que é um dos eixos de atenção do Sebrae/MT”, disse.

Segundo a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, o objetivo principal é posicionar os destinos turísticos mato-grossenses no mercado internacional e mostrar que os produtos estão preparados para atender tanto a turistas nacionais quanto internacionais.

“É muito importante projetarmos Mato Grosso para a imprensa internacional, principalmente de países como a Argentina e o Chile, que são consideravelmente próximos do Brasil”, falou.

A programação incluiu passeios no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a observação de onças em Poconé, a contemplação do pôr do sol na Lagoa das Araras e a flutuação nas águas cristalinas do Rio Salobra e no Aquário Encantado, em Nobres.

“Poder ver pessoalmente uma onça, ter contato com diversos animais, com a natureza, foi incrível”, falou Matias Aylwin, jornalista chileno, da Revista Del Domingo.

Além disso, os jornalistas ainda conheceram iniciativas sustentáveis na prática, durante visita ao Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), instalado na sede do Sebrae/MT em Cuiabá.

Parceria de sucesso

A gestora de turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves explica que ações como estas fortalecem a cadeia do turismo no Estado.

“Esta parceria do Sebrae Nacional e a Embratur é muito importante para Mato Grosso, visto que a Argentina e o Chile são países próximos do Brasil e estabelecer relações comerciais e turísticas com eles é enriquecedor”, ressaltou.

O Governo do Estado de Mato Grosso, que é parceiro do Sebrae/MT auxiliou na criação do roteiro. “O Sebrae/MT tem uma função muito importante no setor de negócios e empreendedores que querem fomentar o turismo, cadeia que precisa de atenção, qualificação e investimento a longo prazo, mas que devolve um excelente retorno”, falou Felipe Wellaton, secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que este é o tipo de produto turístico considerado hoje como padrão de luxo no turismo internacional.

“São experiências únicas, que fazem o turista voltar para casa tendo aprendido muito sobre o outro e sobre si mesmo. Ter essa possibilidade de conexão com o diferente, e tipicamente local, é o que esse perfil de turista mais valoriza”, observou.

“O Ecoturismo brasileiro é um dos nichos com alto potencial para atrair turistas internacionais. Ao trabalharmos esses destinos com turistas de países que são grandes emissores de turistas para o Brasil, estamos ajudando os pequenos negócios locais a gerarem emprego e renda”, observa o presidente do Sebrae, Décio Lima.

O presidente ainda destaca que o Sebrae possui, em Cuiabá (MT), o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e em Bonito (MS), o Centro de Referência Sebrae de Ecoturismo. Os dois lugares visam disseminar conhecimentos relativos aos temas e assim contribuir para o desenvolvimento de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que atuam nesse segmento.

Turismo sul-americano


A Argentina é o principal país emissor de turistas para o Brasil; nos cinco primeiros meses de 2023 já chegaram em nosso país 1,232 milhão de turistas argentinos (41% do total). No mesmo período, nos visitaram 197 mil chilenos.
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