Agronegócios
Importância da genética na produção da Vaca de 4 eventos
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Vaca-4-eventos.jpg)
Uma das melhores maneiras de criar mais vacas de quatro eventos para o seu futuro rebanho é focar sua seleção genética em características de saúde como a Vida Produtiva (PL). Quando você trabalha com seu representante de confiança da Alta para dar ênfase suficiente à Vida Produtiva (PL) em seu Plano Genético personalizado, isso não significa apenas que você criará vacas que ficaram mais velhas. A PL prevê quais vacas serão mais resistentes, mais saudáveis e mais fáceis de manejar.
Como um Plano Genético se relaciona a Vaca de 4 Eventos, 5677?
Se você se lembra da vaca 5677, ela é uma vaca de segunda lactação que vive em uma fazenda com outras 1.500 vacas – e ela é uma Vaca de 4 Eventos da Alta.
Também sabemos que seu pai é 11HO11499 AltaMEGLO. Em abril de 2019, o valor do AltaMEGLO foi de +5,6. Isso significa que a vaca 5677 permanecerá produtiva no rebanho por 5,6 meses a mais que suas contemporâneas filhas de um touro com um valor de 0,0 de Vida Produtiva (PL).
Essa medida real de PL não é calculada até depois que uma vaca deixa o rebanho. No entanto, podemos observar outros eventos nos registros de manejo de um rebanho para ver se os touros de PL superiores, como o AltaMEGLO, criam vacas mais saudáveis e livres de problemas.
O gráfico abaixo detalha os eventos dentro do rebanho onde vive a vaca 5677. Inclui todos os animais que possuem a identificação dos pais. E é baseado apenas na média de Vida Produtiva de seus pais, isso mostra a real diferença nos eventos de saúde entre vacas com uma genética de PL alto e vacas com genética de PL baixo.
Este gráfico ilustra números reais, registrados no software de gerenciamento de rebanhos da fazenda. Tenha em mente que o manejo é consistente em todo o rebanho, e nenhum tratamento preferencial é fornecido para qualquer vaca.
O gráfico mostra claramente que as vacas com PL alta tiveram menos problemas após o parto e durante toda a sua lactação. Vacas de alta PL tiveram menos abortos, e menos delas foram codificadas como “não inseminar”, pois serão descartadas. As vacas de alta PL também tiveram menos casos de mastite, metrite e outras doenças – todos os problemas mais onerosos que causam dores de cabeça para os proprietários e gerentes dos rebanhos. Como as vacas de PL alta tiveram menos problemas de saúde, isso também significa que poucas dessas vacas foram descartadas involuntariamente.
Compare esses resultados com a vaca 5677. Sabemos que, por ela ser uma Vaca de 4 eventos, não teve nenhum desses problemas. Seu pai, AltaMEGLO tem +5,6 para PL – até mais alto que a média do grupo com PL alto. É evidente que esse aspecto de sua composição genética contribuiu para o status dela como uma Vaca de 4 Eventos da Alta, sem problemas de saúde.
Personalize o seu Plano Genético para criar as suas próprias Vacas de 4 Eventos
Considere quanto tempo seus dias seriam mais fáceis se você não tivesse mastite ou metrite para lidar e se não tivesse que ministrar soluções intravenosas. Um rebanho repleto de Vacas de 4 Eventos, como a vaca 5677, não exige tratamentos onerosos e não diminui a produção de leite devido a preocupações com a saúde.
Qualquer vaca que tenha apenas os quatro eventos seguintes em uma lactação, está economizando tempo, dinheiro e dores de cabeça.
1. PARTO – com um produto saudável e não apresentou problemas metabólicos.
2. INSEMINAÇÃO – inseminada apenas uma vez, o que significa que ela teve um saudável pós-parto.
3. PRENHEZ – prenhez confirmada de uma única inseminação, sem abortos subsequentes.
4. SECA – secou saudável e sem outros problemas de saúde ao longo de sua lactação.
Trabalhe com o representante da Alta de sua confiança e selecione Vida Produtiva dentro do seu Plano Genético personalizado. Dessa forma, você terá a certeza de criar mais VACAS DE 4 EVENTOS como a vaca 5677, as quais serão as futuras reposições para o seu rebanho.
Sobre a Alta Genetics
A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba/MG, e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético. O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária. Mais informações no website: http://www.altagenetics.com.br.