Concursos
IFF abriu inscrições para 4 cursos de Especialização na Educação
Compartilhe:
O Instituto Federal Fluminense – IFF anunciou o Edital de Processo Seletivo para Cursos de Pós-Graduação lato sensu em nível de especialização para ingresso no ano de 2022 e vinculados ao Campus Centro.
Confira os cursos de Especialização com inscrições abertas do IFF para 2022:
O Edital 030/2021 estabelece as regras do processo seletivo para 4 cursos de pós-graduação com 30 vagas cada, que no geral, objetivam a formação de professores para a atividade docente em diversos aspectos.
Conheça os cursos de Especialização ofertados no Edital 30/2021 do IFF:
Desse modo, profissionais interessados em incorporar as temáticas abordadas nos cursos para atuação mais qualificada e que tenham diploma de curso superior têm a oportunidade de realizar cursos de pós-graduação gratuitos e oferecidos por uma instituição de relevância nacional.
1. Especialização em Educação, ambiente e sustentabilidade
O curso tem como objetivos atender as demandas profissionais que estão de acordo com as novas realidades sociais, educacionais e ambientais, contribuindo para a conservação do planeta e das futuras gerações. Desse modo, forma professores para o trabalho dessas temáticas em sala de aula.
Entre os diversos objetivos específicos, destacamos:
- Promover processos de ensino e de aprendizagem que provoquem uma reflexão crítica e a construção de uma visão ambiental libertadora, vivencial e intercultural, a partir de sua importância multidimensional.
- Discutir o campo de conhecimento teórico-conceitual, metodológico, prático e aplicado à Educação e à Sustentabilidade, a partir de abordagens centradas no ser humano e na diversidade.
- Utilizar ferramentas, sistemas e tecnologias que favoreçam competências e habilidades relacionadas ao comportamento humano (soft skills).
A carga horária é de 360 horas distribuídas e realizadas no período de 18 meses.
2. Especialização em Educação e Saberes Pedagógicos na Contemporaneidade
Com carga horária total de 390 horas dentro do período de 12 meses, o curso tem como finalidade promover o domínio crítico de aspectos político-econômicos, pedagógicos e epistemológicos que marcam a Educação Básica na contemporaneidade, formando docentes para atuação nessa perspectiva.
Desse modo, constituem-se como objetivos específicos deste curso:
-
- Apresentar, numa perspectiva crítico-reflexiva e dialógica, um panorama geral dos principais aspectos da Educação Básica no Brasil;
- Discutir os fundamentos teórico-práticos da docência na Educação Básica;
- Debater questões atuais da Educação Básica à luz de referenciais teóricos críticos;
- Problematizar questões de ordem macroestrutural que condicionam as políticas de educação e o cotidiano escolar;
- Promover o debate crítico, ético e científico a respeito da diversidade cultural, étnica e de gênero da sociedade brasileira e sua relação com a escola;
3. Especialização em Literatura, memória cultural e sociedade
Tem como objetivo geral contribuir para a formação de intérpretes de patrimônios literários, sociais e culturais por meio do diálogo entre disciplinas que estudam o homem em seus modos de pensar e agir socialmente.
Assim sendo, durante as 360 horas de carga horária, as disciplinas contemplarão os seguintes objetivos específicos:
-
- Contribuir para a formação de especialistas capazes de compreender e analisar, sob diversas perspectivas teóricas, os processos discursivos relacionados ao funcionamento da linguagem e sua historicidade, considerando aspectos enunciativos e socioculturais.
- Contribuir para a formação de especialistas capazes de compreender e analisar, a partir de áreas distintas do conhecimento, as relações entre formas literárias (ou linguagens artísticas) e processos sociais, tensionando o lugar do cânone na História da Cultura Ocidental.
4. Especialização em Práticas educacionais na docência do século XXI
Com duração de 404 meses a Especialização em Práticas educacionais tem como proposta promover meios para a compreensão e desenvolvimento do aprimoramento contínuo e sustentável de práticas educacionais para o exercício de uma docência que atenda às demandas socioculturais do século XXI.
Desse modo, o curso contempla diversas habilidades e competências, formando profissionais de acordo com seus objetivos específicos, que são:
-
- Contribuir para a formação contínua de professores reflexivos que sejam capazes de articular conhecimentos sistematizados com saberes da prática social e da cultura na qual acontece o ato educativo.
- Valorizar a pesquisa científica como meio de desenvolvimento social e produção de conhecimento.
- Desenvolver a formação continuada de docentes e profissionais de educação para o uso de plurais tecnologias no cotidiano escolar.
- Trabalhar abordagens pedagógicas interdisciplinares, inclusivas e sustentáveis na perspectiva da ética e dos
- Direitos Humanos que possam potencializar o trabalho docente em diferentes contextos educacionais.
- Promover a produção autônoma e coletiva a partir do desenvolvimento de projetos em tecnologias e práticas educacionais.
Inscrições e prazos do processo de seleção:
As inscrições estarão abertas no site da instituição até o dia 22 de novembro de 2021. Não há cobrança de taxa de inscrição.
A seleção dos alunos será realizada por meio de Sorteio Eletrônico Público, com transmissão ao vivo pela internet, de acordo com o cronograma disposto em Edital.
Modalidade dos cursos e matrícula:
Ainda de acordo com a instituição, as atividades dos cursos são presenciais, contudo, diante da pandemia de COVID-19, as aulas podem ser ministradas remotamente.
A matrícula on-line dos candidatos aprovados no processo ocorrerá a partir de 07 de dezembro de 2021. O início das aulas está previsto para 01 de fevereiro de 2022.
Pebsp.com