Rondônia
Ieda Chaves apoia cursos gratuitos de artesanato com materiais naturais em Rondônia
Compartilhe:
Peças podem ser produzidas com serragem de madeiras nobres, sementes e porcelana fria.
Com o apoio da deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), acontece em Porto Velho, cursos de artesanato em Serragem de Madeira e Porcelana Fria com a mestre artesã Tânia Caruzo, que é especialista em diversas formas de arte com materiais naturais. A profissional oferece capacitações para empreendedores/artesãos locais através da Associação de Moradores e Amigos do Cristal da Calama (AMACC) e ocorre na sede da Associação São Tiago Maior, na zona Leste.
De acordo com Ieda Chaves, é importante dar condições e oportunidades às pessoas para desenvolver outras habilidades e ampliar o acesso à renda aos rondonienses através do artesanato de alto padrão, sendo que a formação atenderá, nesta primeira fase, 60 alunos de diversas cidades de Rondônia e divididos em três turmas. O material de apoio aos cursistas é totalmente gratuito.
Tânia apresentou, em reunião recente com a parlamentar, como desenvolve suas peças feitas, em sua maioria, a partir do bagaço de cana, serragem de madeira, coco verde, semente de açaí e até casca de abacaxi. Ao ouvir a experiência e trajetória reconhecida no Brasil e em outros países, a parlamentar ficou entusiasmada com o volume de negócios que poderão surgir a partir de produtos oriundos da própria Amazônia.
“Tânia faz um trabalho maravilhoso, de coração maravilhoso e faz tudo com muito amor. Os trabalhos são feitos com muito capricho e tem um apelo comercial grande. A oportunidade ocorre após uma parceria com a destinação de emenda para atender com capacitação essas pessoas que poderão vender seus produtos no mercado internacional, inclusive”, disse Ieda Chaves.
VALOR AGREGADO
“É um prazer enorme estar aqui. Quero dizer que Rondônia tem um diamante a ser lapidado, pois tem serragem de madeira nobre (de alto valor agregado), farinha de trigo e semente de açaí, por exemplo, e faz uma peça que pode ser vendida por cerca de R$ 200”, exemplificou Tânia Caruzo ao dizer que está feliz por ajudar a “fazer a diferença na vida de pessoas”.
SERVIÇO
Os cursos começaram na segunda-feira (28) e continuam até sexta-feira (1º), com aulas das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 19h às 22h, no Auditório da Associação São Tiago Maior (Rua Mané Garrincha, 3154, Socialista).