Featured
Humanização: Lançado o novo protocolo e diretrizes de atendimento à mulher
Compartilhe:
O pré-natal do papai e inclusão de novos exames ao pré-natal da mamãe estão entre as atualizações.
Com a participação de profissionais da saúde e da promotora de Justiça Emília Oye, a Secretaria de Saúde de Porto Velho (Semusa) lançou esta semana o novo protocolo e diretrizes de atendimento à saúde da mulher em evento ocorrido no Ministério Público Estadual (MPE/RO).
“O protocolo é um conjunto de orientações consideradas necessárias para tomada de decisão segura por parte dos profissionais de saúde para garantir a assistência prestada as mulheres”, explicou Eliana Pasini, titular da Semusa.
Por ter sido lançado em 2008, o protocolo estava desatualizado. “Agora podemos sistematizar o atendimento e todos vão trabalhar de forma padronizada”, disse lileide Fróes, coordenadora da Saúda da Mulher.
Ampliação pré-natal
Entre os principais destaques estão o pré-natal do papai, onde o companheiro da mulher grávida pode fazer uma consulta; a integração à rede de violência e o aumento do número de exames do pré-natal, que passou de doze para quinze, entre outras ações.
O trabalho realizado na Maternidade Municipal Mãe Esperança também é referência na assistência ao parto humanizado. São cerca de 300 partos mensais, em sua grande maioria sem intervenção cirúrgica.
“A gestante recebe toda atenção e cuidado. Ela tem ainda a possibilidade de ter um acompanhante para participar de todo o processo gestacional até o momento do nascimento do bebê. Tudo com assistência de uma equipe multidisciplinar, explicou Marilene Penatti, gerente da MMME.
Um vídeo com depoimento de várias mulheres, como Taiane Duarte, que passaram pelo parto humanizado na maternidade emocionou a todos. “Eu fiquei nervosa no começo, mas graças a Deus meu marido estava presente e me passou muita energia e segurança e fiquei tranquila”, falou a jovem mamãe.