Opinião
Hospital e seu compromisso com a sociedade
Compartilhe:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hospital é um organizador de caráter médico-social, que deve garantir assistência médica, tanto curativa como preventiva, para a população, além de ser um centro de medicina e pesquisa. Para reforçar a importância desses estabelecimentos, no Brasil, o Dia do Hospital é comemorado no dia 02 de julho, a data foi criada em homenagem ao dia de fundação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no estado de São Paulo, em 1945.
Além de homenagear essas instituições, a data reforça a importância do hospital para a sociedade e consagra os inumeráveis e valiosos serviços prestados por esses estabelecimentos aqui no Brasil.
É preciso agraciar também aqueles que fazem os hospitais funcionarem, para que assim cumpra com suas finalidades, que é tratar e salvar vidas. Para isso é necessário o empenho de profissionais das mais diversas áreas, que vai muito além do médico e do enfermeiro. Cada um tem sua devida importância nessa engrenagem, desde os colaboradores que zelam pela limpeza e higiene do local, até aos gestores, responsáveis pelo bom funcionamento da unidade.
De acordo com a Federação Brasileira de Hospitais (FBH), existem aproximadamente 6,6 mil unidades hospitalares, entre públicas e privadas, no Brasil. Em Mato Grosso, somente na rede privada, contamos com quase uma centena de hospitais. Isso mostra o tamanho e a força dos estabelecimentos de saúde privados no estado.
Sabendo de tudo isso, a nossa reflexão, para este dia tão importante, é direcionada também aos trabalhadores que atuam no setor de saúde, que dedicam suas vidas a cuidar das pessoas e para o bom funcionamento das unidades hospitalares, que são tão complexas, pois reúnem múltiplos setores como alimentação, engenharia, análises clínicas, radiologia, hotelaria, lavanderia, tudo em um único espaço dentro de uma grande empresa chamada hospital, que tem a maior de todas as missões que é a de promover a vida e a saúde da população.
Altino José de Souza é médico e presidente do Sindessmat