Meio Ambiente
Homens são presos transportando combustível dentro de reserva ambiental em Nova União, RO
Compartilhe:
Dois homens, de 20 e 22 anos, foram presos pela polícia na tarde de quinta-feira (20), no momento em que estavam transportando combustíveis dentro de uma área de reserva ambiental em Nova União (RO), município distante aproximadamente 377 quilômetros de Porto Velho. Segundo a Polícia Militar (PM), ainda no assentamento Margarida Alves foram apreendidas duas motocicletas irregulares.
Segundo o boletim de ocorrência, uma denúncia anônima de desmatamento ilegal levou os policiais ao local. O barulho intenso de motosserras dentro da reserva ambiental chamou a atenção dos PMs. Dentro da área, dois homens foram presos em flagrante transportando combustíveis, já os suspeitos que estavam praticando o crime ambiental fugiram do local ao perceber a aproximação da polícia.
Com os suspeitos foram apreendidos 50 litros de combustíveis, dois capacetes, um facão e três limatões. Nas proximidades da área, duas motocicletas irregulares também foram apreendidas pela polícia.
Os suspeitos foram detidos e encaminhados ao presídio do município de Ouro Preto do Oeste. A Polícia Civil está investigando o caso.
Incêndio
Propriedades rurais e área de preservação ambiental foram atingidas em Nova União — Foto: Gedeon Miranda/G1
Um incêndio que durou cerca de 11 dias atingiu parte da reserva ambiental Margarida Alves em Nova União (RO). Cerca de 30 propriedades rurais foram atingidas, mais de três mil hectares de mata e propriedades rurais foram destruídos pelo incêndio. O número equivale a 30% de área restrita, segundo a Polícia Militar Ambiental.
Conforme o Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio cessaram na madrugada de terça-feira (18), após uma forte chuva que caiu no local. Com a destruição causada pelas chamas, os prejuízos são incalculáveis contra a flora, a fauna, a agricultura e aos animais nativos do local. Entre os bichos encontrados mortos, há um jabuti de quase 50 centímetros. A polícia está investigando o caso.