Rondônia
HIV-IST: Semusa capacita servidores para oferecer melhor serviço
Compartilhe:
A capacitação é uma forma de simplificar as recomendações clínicas e instituir um único algoritmo para todos os tipos de exposição ao HIV
Além de determinar a contratação emergencial de profissionais na área da saúde, buscar melhorias estruturais nas unidades de saúde como reforma e ampliação, a gestão Hildon Chaves está investindo na capacitação de profissionais desse setor.
A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta semana, uma capacitação sobre Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para servidores de Pronto Atendimento (Upa Sul, Upa Leste, José Adelino e Ana Adelaide e Maternidade Mãe Esperança.
A capacitação foi ministrada pela médica Maiara Cristina Ferreira Soares, infectologista do SAE Serviço de Assistência Especializada.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, a capacitação realizada para os profissionais da rede de saúde municipal é uma forma de simplificar as recomendações clínicas e instituir um único algoritmo para todos os tipos de exposição ao HIV, o que contribui para a reorganização da rede de serviços do SUS com vistas à ampliação da oferta da PEP e PreP.
Para realizar o evento, a Vigilância Epidemiológica da Semusa contou com a parceria da Angevisa, com o apoio de Milton de Brito Silva da Coordenação Estadual, Prevenção e Controle das ISTs, HIV e Hepatites Virais e da servidora do SAE Eluana da Silva Assumpcão.