Acre
História da Amazônia: Período pré-colombiano aos desafios do século XXI
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/07/historia-da-amazonia.jpg)
Autor de Galvez, imperador do Acre, Márcio Souza apresenta uma síntese reveladora da complexidade do processo histórico da região, a partir de uma visão de dentro: a de um intelectual e escritor de Manaus.
Em História da Amazônia, Márcio Souza apresenta uma síntese reveladora da complexidade do processo histórico da região, a partir de uma visão de dentro: a de um intelectual e escritor manauense cuja obra monumental, literária e ensaística, perscruta os silêncios da história, desvela as falhas da memória e denuncia o imaginário colonialista subjacente à lógica da expansão territorial civilizadora, responsável pelos massacres de vários povos indígenas. A linguagem ágil e agradável do autor guia-nos através de um percurso que se inicia pela delimitação do espaço geográfico e das fronteiras do subcontinente amazônico, inserido, como espaço periférico, em nove Estados-nação, povoado por centenas de etnias e por grupos sociais de interesses diversos.
Deslocando a perspectiva redutora que faz coincidir o início da história do continente com a “descoberta” das Américas, o autor assume a dimensão temporal da longa duração com o intuito de escavar a memória histórica da Amazônia “antes dos europeus”. Do espaço-tempo milenar à contemporaneidade, a obra revela as formas segregacionistas de apropriação social do espaço amazônico, elemento-chave para a compreensão de sua história e para a redefinição de sua trajetória.
O lançamento no Rio de Janeiro será na terça (16), na livraria Timbre, às 19h.