Destaque
Herdeiras da força e da determinação da mãe, filhas de Gloria Maria compartilham lembranças
Compartilhe:
As pessoas que eram mais próximas da Gloria Maria estão em luto, mas também reúnem forças para apoiar as filhas, Laura e Maria.
Maria, Laura e Gloria. Elo sagrado. Um encontro eternizado pelo mais puro e intenso amor: o amor entre mãe e filhas. As filhas e alguns amigos íntimos de Gloria Maria tiveram a gentileza de receber a equipe do Fantástico na casa da Gloria, no Rio de Janeiro.
Fantástico: Por que que vocês quiseram falar?
Maria: Porque eu acho que minha mãe foi muito importante para o Brasil inteiro.
Laura: Ela merece muito, né?
Maria tem 15 anos; e Laura, 14. Elas falam um pouco mais da vida com a mãe na intimidade.
“Sempre que ela viajava, ela pegava, eu lembro, ela pegava um batom dela e aí ela normalmente viajava antes da gente… A gente estava dormindo, né? E aí ela escrevia no espelho alguma coisa: ‘Mamãe foi viajar, volto logo, te amo””, lembra Maria.
Em trechos inéditos de uma das últimas entrevistas de Gloria Maria para a série “Brasil em Constituição”, exibida ano passado no Jornal Nacional, a jornalista disse: “Eu tenho orgulho e tenho mais orgulho ainda de mostrar para as minhas filhas o que é que elas podem fazer. Eu não tive quem me mostrasse. Eu tive que aprender sozinha, por mim mesma. Porque a minha família não tinha noção do que era racismo”.
Mas os ensinamentos não eram só para as filhas.
Pra quem convivia de perto, Gloria Maria era sinônimo de força.
“Eu nunca vi a Gloria reclamar de nada, nunca. E quando alguma coisa, de alguma coisa ela não gostava, ela virava a página e passava adiante”, diz o jornalista Bruno Astuto.Coragem pra arriscar e voar alto. Esse é um dos exemplos que Gloria Maria deixou para a afilhada, Julia.
“Ela é maravilhosa, sempre esteve presente em todos os momentos da minha vida. E quando chegaram as meninas, eu batizei a Laura, e a Laura hoje em dia é minha afilhada. E eu vou estar sempre presente com as meninas agora. Eu vou tentar ser o que ela foi pra mim: uma mãe” diz.Para o Brasil, Gloria Maria sempre será referência de profissionalismo, competência e humanidade. Mas, na intimidade, ela cultivou frutos ainda mais fortes.
Maria lê um trecho de um texto que escreveu para a mãe: “A minha mãe sempre foi uma mulher maravilhosa. Ela é a pessoa mais corajosa que eu conheço. As matérias e aventuras que ela fez, com certeza não são pra qualquer um. Além de ter sido a melhor mãe do mundo, sempre nos ajudou e sempre fez de tudo para vivermos mais felizes. Ela é a pessoa mais forte que eu conheço. Ela lutou muito. E podem ter certeza que eu vou ficar aqui lutando como ela lutou. Mamãe agora está nos vendo do céu, junto com a nossa avó. E eu queria dizer que eu amo vocês duas muito e que vocês ensinaram muito a nós. Obrigada e amo vocês”.
Laura também leu um trecho de uma carta que fez para a mãe: “Querida mãe, eu te amo muito, eu quero ficar muito perto de você. Você não está perto de mim, mas pode contar com a gente. Beijos. Te amo. Com amor, Laura”.
G1