Saúde
Hábito de tomar café é ligado a menor risco de câncer de intestino
Compartilhe:
Pesquisadores da Holanda observaram diminuição do risco de recidivas em pacientes que tomavam até 4 xícaras de café por dia
O hábito de tomar café moderadamente tem sido associado por algumas pesquisas a um menor risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares. Pesquisadores da Universidade de Wageningen, da Holanda, sugerem que a associação também faz sentido para prevenir recidivas do câncer de intestino.
Ao analisar informações de saúde de 1.719 pacientes com câncer de intestino tratados na Holanda, os cientistas observaram que os indivíduos que tomavam até quatro xícaras de café por dia em comparação com os que bebiam menos de duas tinham 32% menos chances de terem recidivas – situação na qual o câncer retorna.
Um outro trabalho realizado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, sugeriu que ingerir pelo menos duas xícaras de café por dia pode auxiliar na sobrevida de pacientes com câncer de próstata. A pesquisa foi publicada na revista European Urology Oncology em agosto de 2022.
A possibilidade de o café ter algum papel para prevenir o câncer ainda não está provada pela ciência. Por enquanto, o que se têm são estudos observacionais, que trazem evidências de como o hábito afeta a saúde das pessoas. No entanto, não há relação de causa e efeito.
A cafeína, principal componente do café, possui antioxidantes que agem reduzindo inflamações e também está associada a uma melhor microbiota intestinal.
- Sangramento pelo ânus ou sangue nas fezes;
- Mudança nos hábitos de ir ao banheiro, como ir com mais frequência;
- Dor ou um caroço na barriga;
- Cansaço extremo;
- Perda de peso;
- Dores fortes no abdômen;
- Sensação de inchaço;
- Constipação e incapacidade de respirar.