Medicina
Gripe e Covid: como manter a imunidade alta?
Compartilhe:
Depois de quase dois anos vivendo a pandemia do coronavírus, a realidade parecia estar voltando ao normal. No entanto, a descoberta da variante ômicron, considerada mais contagiosa, e os novos casos de influenza colocaram a população diante de uma possível nova onda de infecções.
Com cada vez mais pessoas testando positivo, é preciso redobrar os cuidados e reforçar a imunidade. Como? Antes de tudo, vale ressaltar a importância da imunização contra ambas as doenças: a vacina da gripe é anual, enquanto a
Mas, além disso, o que pode ser feito para aumentar a imunidade e fortalecer o organismo contra as variantes? Alimentação, hidratação e ingestão de vitaminas são algumas das respostas.
Invista nos alimentos que aumentam a imunidade
Escolher o que entra no seu prato é essencial para manter a saúde em dia, sabia? Veja em quais alimentos encontrar vitaminas e minerais essenciais:
- Vitamina C: laranja, limão, acerola, rúcula, espinafre e brócolis;
- Vitamina A: cenoura, manga, batata-doce, peixe, fígado, leite e ovos;
- Ácido fólico: couve, brócolis, espinafre e vegetais verde-escuros.
- Selênio: Água mineral, castanhas, gema de ovo e trigo.
Hidrate-se!
A ingestão correta de água promove outros benefícios além da hidratação, como o bom funcionamento do organismo, das atividades cerebrais e maior desempenho do corpo. Para quem não tem o hábito de beber bastante água, uma dica é começar aos poucos, aumentando a quantidade gradativamente, e estar sempre com uma garrafinha ao alcance das mãos!
Não abra mão de uma boa noite de sono
Dormir bem traz inúmeras vantagens para a saúde, afinal, o sono repara corpo e mente. Da mesma forma, quando se dorme mal, o inverso acontece: o organismo é prejudicado. Isso porque uma boa noite de sono interfere diretamente no sistema imunológico, ajudando-o a sintetizar proteínas essenciais. O ideal é dormir por 8 horas, ok?
Diga não ao sedentarismo
Além da sensação de bem-estar, os exercícios físicos também contribuem para a produção de anticorpos. E não precisa treinar por horas para conseguir isso, viu? Atividades leves, como caminhadas de meia hora, por exemplo, já são suficientes para alcançar esses benefícios.
Fonte: VivaBem, do UOL.
Terra.com.br