Mato Grosso
Granizo e ventos fortes causam prejuízos em cidades de Mato Grosso; veja
Compartilhe:
A combinação entre chuva, granizo e ventos fortes também causou estragos em outras cidades de Mato Grosso, além de Cuiabá, na última segunda-feira (23). Sinop (447 quilômetros da Capital) foi uma das atingidas pelo temporal, que derrubou árvores, arrancou telhados e derrubou postes.
A chuva caiu em boa parte do município. Em alguns lugares, os moradores registraram granizo, em decorrência do encontro do ar quente que sobe e se encontrar com o frio da atmosfera. Algumas telhas de casas do setor de chácaras da cidade foram quebradas por conta do fato.
Na avenida dos Pinheiros caiu uma árvore e por muito pouco não atingiu um carro. Na praça Plínio Callegaro, na área central de Sinop, outra árvore caiu. Bombeiros receberam diversas chamadas para atendimentos.
Um poste de madeira da rede elétrica e com cabos de telefonia caiu na rua dos Eucaliptos. Diversas placas com publicidade em vários pontos da cidade também caíram. Em alguns bairros houve interrupção no fornecimento de energia elétrica.
O pórtico na frente da Unemat foi derrubado pela força do vento, o que ocasionou a suspensão das aulas na noite de ontem. Uma casa de alvenaria no Jardim Califórnia ficou completamente destelhada e os móveis molharam. Outras tiveram danos parciais.
Ventos fortes também derrubaram a cobertura de um posto de combustíveis em Matupá. No domingo, a chuva causou estragos também em Sorriso, inclusive em uma Unidade de Pronto Atendimento. Na cidade de Lucas do Rio Verde, caíram seis postes da rede elétrica e em Alta Floresta a torre de uma rádio foi abaixo.
A primeira chuva forte na capital mato-grossense após os longos dias de seca deixou 50 bairros sem energia elétrica no final da tarde desta segunda-feira (23). A Energisa informou que os ventos fortes e granizo causaram danos à rede elétrica, deixando clientes sem energia elétrica em diversos pontos da cidade. Aproximadamente 30 mil unidades consumidoras, que é 11% do total de clientes em Cuiabá, foram afetadas.
Um princípio de incêndio ocorrido durante a chuva assustou funcionários da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um curto-circuito teria provocado o princípio de incêndio na sala dos assessores do defensor-geral. O acionamento ocorreu às 15h57 e a ocorrência finalizada às 16h25.
Uma residência localizada no bairro Pedra 90 foi atingida por uma árvore arrancada pela força do vento. Um raio também atingiu fiação elétrica na Avenida Miguel Sutil e três pessoas foram eletrocutadas e foram levadas ao hospital. A região em que as três pessoas foram eletrocutadas teve de ser isolada pela Polícia Militar e a empresa concessionária denergia desligou a condução dos postes.
De acordo com levantamento preliminar, houve acionamento para atendimento de queda de árvores nos bairros Pedra 90, Boa Esperança, Consil, Santa Helena, Jardim Industriário, Morada da Serra, Alvorada, e Quilombo.
A estrutura metálica da garagem de ônibus da Tut Transportes, perto da Rodoviária de Cuiabá, foi arrancada pela força do vento. Apesar do susto, ninguém se feriu em nenhum dos casos.
(Com informações do Só Notícias)