Acre
Governo prorroga presença da Força Nacional no Acre por mais 30 dias para ajudar no combate às queimadas
Compartilhe:
Os policiais da Força Nacional enviados para o Acre para ajudar no combate às queimadas permanecem no estado por mais 30 dias. A informação foi confirmada pela Casa Civil do Acre.
No último dia 17, 21 homens da Força Nacional chegaram ao estado após autorização do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. O estado tinha solicitado, por meio de documento enviado a Brasília, no último dia 6 o reforço dos policiais.
No dia 19, a equipe foi enviada para a Floresta Nacional do Antimary, localizada entre Bujari e Sena Madureira, e para o município de Assis Brasil para atuar no combater às queimadas.
Foram enviados 10 para cada região e um ficou na sala de situação, que funciona no 4º Batalhão de Infantaria e Selva, em Rio Branco.
O reforço ajuda todas as equipes envolvidas nos trabalhos de combate e prevenção aos incêndios no estado. A portaria previa que a atuação da Força Nacional seria até o dia 24 de setembro, podendo ser prorrogado se necessário.
O governo federal prorrogou o Decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) por mais 30 dias e, com isso, fica autorizada a permanência dos policias da Força Nacional no estados.
Situação de emergência
Em agosto, no boletim divulgado até o dia 25, o estado tinha registrado mais de 2,4 mil focos de queimadas. A situação levou o governo do Acre a decretar, dia 23 do mesmo mês, estado de emergência.
O decreto levou em consideração a escassez de chuva, a baixa umidade relativa do ar e as queimadas.