Acre
Governo Federal reconhece situação de emergência em mais duas cidades do Acre por conta de enchentes
Compartilhe:
O governo federal reconheceu situação de emergência decretada pelas prefeituras de Capixaba e Sena Madureira por conta da cheia do Rio Acre e Rio Iaco, respectivamente. A portaria de reconhecimento foi publicada nesta quarta-feira (12) no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.
O decreto de situação de emergência em Sena Madureira, com validade de 60 dias, foi assinado pelo prefeito Osmar Serafim e publicado na edição de 30 de março do Diário Oficial do Estado (DOE). Já a de Capixaba, a declaração de emergência tem validade de 120 dias e foi publicada no dia 4 de abril.
Das oito cidades acreanas que declararam situação de emergência devido a inundação de rios e igarapés, apenas a situação de Porto Acre ainda não foi reconhecida pelo Governo Federal. Abaixo, todos estes declararam situação de emergência.
- Rio Branco
- Brasiléia
- Xapuri
- Epitaciolândia
- Assis Brasil
- Sena Madureira
- Porto Acre
- Capixaba
Enchente do Rio Acre atinge cerca de 75 mil pessoas somente na capital acreana — Foto: Marcos Vicentti/Secom
Reconhecimento da União
O governo federal reconheceu a situação de emergência decretada pelas prefeituras de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri por causa da enchente do Rio Acre que atingiu milhares de moradores da região do Alto Acre. A portaria de reconhecimento foi publicada no último dia 28 de março, no Diário Oficial da União (DOU).
Além dessas três cidades, a União já tinha reconhecido a situação de emergência na capital acreana, Rio Branco, no dia 25 de março, em razão da cheia do Rio Acre, das enxurradas ocasionadas pelas fortes chuvas e pela consequente cheia dos igarapés da região.
https://g1.globo.com/ac