Acre
Governo do Acre busca parceria com Ifac para capacitar servidores da Assistência Social
Compartilhe:
A Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM) realizou nesta segunda-feira, 8, uma visita ao Instituto Federal do Acre (Ifac), em sua sede, em Rio Branco, com a proposta de alinhar parcerias para a realização de capacitações destinadas aos servidores do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (Capacita Suas), ação do governo federal dirigida aos trabalhadores do sistema que atuam na rede governamental e não governamental.
Na busca de alcançar todos os 22 municípios e capacitar servidores de assistência social em todo o Acre, a SEASDHM solicitou apoio da instituição de ensino para realizar qualificações voltadas a esse público.
O Capacita Suas pretende garantir formação e capacitação para os profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do Suas, aprimorando a gestão de assistência social nos estados e municípios.
O programa funciona seguindo a Política Nacional de Educação Permanente do Suas, que visa impactar positivamente a carreira do trabalhador, além de potencializar e dar visibilidade a novas práticas profissionais. Todas as ações oferecem certificados, contribuindo para a progressão do profissional.
A titular da SEASDHM, Ana Paula Lima, elogiou o posicionamento que o Ifac tem demonstrado ao longo do período pandêmico, com atitudes que conversam com o governo Gladson Cameli. O instituto tem realizado doações e projetos em benefício da comunidade, a exemplo da implementação do aplicativo Previna, ferramenta desenvolvida por servidores e estudantes do Ifac que auxilia o Estado no combate à pandemia, com levantamento de dados sobre a covid-19.
Jefferson Viana, pró-reitor de Pesquisa, acredita ser de grande valia a parceria com a SEASDHM, pois, assim como a secretaria, o Ifac visa ao progresso, à emancipação e à oferta de oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. Viana também reconhece que os servidores são carentes de especializações e pontua: “Qualificação profissional nunca é demais. É importante valorizar aqueles que trabalham para o Estado”.
A solicitação para as capacitações serão detalhadas e formalizadas pela SEASDHM, e será verificada a possibilidade de cooperação técnica entre os departamentos jurídicos das instituições, avaliando e adequando o conteúdo das aulas a serem ofertadas.
Outro tópico abordado durante o encontro foi a possibilidade de estágio para alunos do Instituto na secretaria, permitindo que os estudantes interajam com as temáticas e desenvolvam aplicativos e programas que auxiliem as políticas públicas, o trabalho dos servidores e a população.
Agencia.ac.gov.br