Municípios
Governo de Rondônia recebe representantes da Sudam para discutir desenvolvimento regional
Compartilhe:
Rondônia é o primeiro Estado da região Norte a participar da ação itinerante “Sudam nos Estados-Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia”, desenvolvida pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (16) no auditório Jerônimo Santana, edifício Rio Pacaás e contou com a presença do governador Marcos Rocha, secretários de Estado e demais assessores.
A ação da Sudam visa fomentar o desenvolvimento regional em Rondônia por meio de instrumentos e propostas sustentáveis. Incentivos fiscais, convênios e o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), são alguns dos instrumentos que o Poder Executivo, junto com a Superintendência vão utilizar para ampliar o desenvolvimento em Rondônia.
Foi apresentado, durante o evento, os principais pontos do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (Prda 2020-2023), instrumento de planejamento do desenvolvimento regional que norteia as ações da Sudam, cujo principal objetivo é promover a redução das desigualdades regionais, por meio da geração de emprego e renda, do crescimento econômico, da qualidade de vida e da internalização da riqueza regional. Após a coleta de informações locais, o Prda faz um diagnóstico da região e indica os programas e projetos necessários à transformação regional no curto, médio e longo prazos.
Para a superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Löw, o diálogo “representa a aproximação para entender as demandas e fazer uma integração entre os estados. Nós precisamos divulgar os instrumentos necessários para ter a retomada de emprego e renda. Aqui é o caminho inicial para melhorar a vida da população de Rondônia”.
A gestora da Superintendência Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Beatriz Basílio Mendes, comentou que “todo o trabalho desenvolvido é para benefício do nosso Estado, e esse benefício são políticas públicas que levarão ao crescimento econômico”.
O governador Marcos Rocha, destacou que o “desenvolvimento em conjunto é a nossa meta. É nosso compromisso desenvolver o Estado e gerar riquezas para a população de forma sustentável. O Governo e as entidades privadas trabalham juntos nesse objetivo”.
SOBRE O EVENTO
O evento itinerante atende os nove estados da Amazônia Legal: Maranhão, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso e Tocantins. A Sudam coletará subsídios para propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros atores aos recursos federais, por meio dos instrumentos de ação da Superintendência.
Os gestores propõem medidas conjuntas com federações da indústria, comércio, entre outros, para melhorar a performance dos incentivos, alcançando mais beneficiários.
Nos próximos dias, os técnicos da Sudam se reunirão com representantes das Secretarias de Estado para buscar alternativas de melhorar a carteira de projetos do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (Prda 2020-2023).
Rondonia.ro.gov.br