Mato Grosso
Governador Mauro Mendes confirma retomada de cirurgias eletivas em Cuiabá
Compartilhe:
O governador Mauro Mendes (União) confirmou, na manhã desta segunda-feira (10), a retomada de cirurgias eletivas no Município de Cuiabá.
De acordo com ele, o objetivo é alinhar a rede municipal ao planejamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para garantir melhor operacionalização do sistema.
“Por meio do Gabinete de Intervenção, com apoio importante do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, estamos redesenhando a rede municipal para que, em articulação com a rede estadual, possamos melhorar a atuação da saúde pública na nossa Capital”, disse, em visita ao antigo Pronto-Socorro Municipal.
O planejamento é para que o antigo PSC realize, inicialmente, 100 cirurgias eletivas de baixa e média complexidade por semana, com aumento gradativo, podendo chegar a 200 cirurgias semanais.
De acordo com o governador, o mesmo trabalho de especialização deve ser feito nas outras unidades de Saúde da Capital.
No Hospital Municipal São Benedito, por exemplo, deverão ser realizadas cirurgias cardíacas e vasculares.
No Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), além da urgência e emergência, serão realizadas cirurgias neurológicas, enquanto as cirurgias de baixa e média complexidade serão realizadas no antigo Pronto-Socorro.
O governador ressaltou, ainda, que o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, também atua para a redução das filas de cirurgias no Estado, promovendo ao menos 100 cirurgias bariátricas por mês, além da especialidade de ortopedia.
Durante a visita, o governador ressaltou o apoio que o Judiciário e os órgãos de controle, como Ministério Público e Tribunal de Contas, têm prestado ao Gabinete de Intervenção.
Ele pediu que os órgãos intensifiquem a fiscalização e afirmou que a atuação conjunta é importante para que o Governo do Estado possa cumprir a decisão judicial de ajudar a recuperar a rede de Saúde municipal, e garantir o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares.
NA FILA – Na quarta-feira (5), a interventora do Estado na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, havia anunciado, durante reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o retorno das cirurgias eletivas no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, já nesta segunda-feira (10).
Os procedimentos por agendamento estavam suspensos desde dezembro do ano passado, por falta de médicos, medicamentos e insumos, enquanto mais de 32 mil pacientes aguardam por cirurgias.
https://www.diariodecuiaba.com.br