Política
Governador e parlamentares de Rondônia debatem no Ministério das Minas e Energia aumento da tarifa de energia elétrica
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Marcos.jpg)
O aumento da energia elétrica tem causado dor de cabeça na população e empresários em Rondônia
O aumento do custo da energia elétrica, imposto pela concessionária Energisa em Rondônia, foi tema de reunião na quarta-feira (20), entre o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, o governador coronel Marcos Rocha, parlamentares e representantes de entidades que atuam no estado de Rondônia.
Marcos Rocha pediu o empenho do ministro Albuquerque para que, com celeridade, ele possa dar uma solução ao problema que é de toda população de Rondônia. “Do empresário ou trabalhador do nosso estado, nós não aguentamos uma conta de energia tão alta”, explicou. O governador ressaltou que as bancadas estão unidas e tem trabalhado muito, por isso decidiram vir à instância da administração direta, o ministério que é um indutor e supervisor da implementação das políticas do segmento de energia de todas as fontes.
A procuradora da República Gisele Dias Blege afirmou que a população foi pega de surpresa. Ela explicou que a proposta era uma redução da tarifa de energia e investir em melhoria do serviço público essencial. “Este serviço está chegando à casa das pessoas com valores astronômicos”, completou. Gisele ainda esclareceu que o valor das contas com o retroativo tem sido impagáveis principalmente para a população de baixa renda e para o setor produtivo. “Temos várias nulidades no contrato e no procedimento, não teve audiência pública, há resoluções da Aneel que estabelecem determinados comportamentos à distribuidoras que estão sendo violados”, enumerou. Durante a reunião Gisele citou a resolução 414/2010, que também regula as formas nas quais um eventual aumento de tarifa deve ser implementado.
Discussão sobre o aumento da tarifa de energia elétrica em Rondônia
Fotos: Ésio Mendes e Alex Nunes