Porto Velho
Governador e Marcos Rocha enaltece o combate à corrupção, aliança com Hildon Chaves e uma nova RO em entrevista
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/07/GOVERNADOR-MARCOS-ROCHA.jpg)
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha esteve na SIC TV no programa SIC NEWS, nesta segunda-feira, 14 de março, em entrevista exclusiva ao apresentador e âncora Everton Leoni, a 7 meses das eleições gerais. Embora não tenha falado abertamente da sua candidatura à reeleição por questões lógicas da legislação eleitoral, o governador trouxe uma retrospectiva das principais ações do seu mandato iniciado em janeiro de 2019, e pontuou a aliança com o prefeito de Porto Velho, que será uma das principais bases de apoio ao seu projeto de reeleição para os próximos quatro anos à frente do Governo de Rondônia.
A primeira parte da entrevista falou do início da sua vida em Rondônia quando aqui chegou em 1989. São 33 anos, desde que largou a capital do Rio de Janeiro afim de dar continuidade à carreira militar. Em Porto Velho constituiu família e alicerce profissional. Em seguida falou ao apresentador Everton Leoni de suas preferências na vida e chamou a atenção quando disse que hoje é um adepto das redes sociais, em especial ao Instagram, onde ele teve que aprender para se interagir melhor com os seus seguidores.
1. Pontuou o motivo pelo qual o levou a decretar o fim do uso obrigatório de máscaras.
2. Reconheceu que Rondônia carece de um hospital de qualidade e referência para a capital Porto Velho, e que deseja muito entregar a obra do novo Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia em Porto Velho que virá a substituir o PS João Paulo II.
![]() |
3. Elogiou o trabalho dos professores das escolas estaduais de RO durante a pandemia que precisaram se reinventar no ensino online (a distância).
4. Destacou que em seu governo foi o que mais pagou direitos atrasados de servidores que vão desde licença-prêmio pecuniária até progressão funcional e de carreira para diversas secretarias que compõem o governo do estado.
5. Frisou o Tchau Poeira como carro-chefe de apoio do Governo do Estado aos 52 municípios de RO que segundo o governador nunca se investiu tanto num programa deste porte com recursos que ultrapassam 800 milhões de reais. Para o governador, o combate à corrupção e a economia gerada em seus 3 anos e 2 meses de gestão, foram essenciais para resultar no dinheiro investido nas ações de infraestrutura em RO. Marcos Rocha observou que ao assumir o Governo em janeiro de 2019 faltava mais de 400 milhões no caixa do estado.
6. Quanto à aliança estabelecida com o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, o governador disse “que foi necessária para que todos os rondonienses que moram em Porto Velho ganhassem com a parceria”. “Rusgas da campanha de 2018 foram deixadas para trás”, referindo-se a questão partidária do prefeito Hildon Chaves (PSDB) já que foram rivais na última campanha para o governo em 2018, onde Hildon apoiou o então candidato Expedito Júnior que estava no mesmo partido que o prefeito. E acrescentou elogiando o prefeito pelo seu trabalho sério e produtivo à frente da capital de Rondônia. Segundo o governador, o trânsito político de aproximação entre ele e o prefeito Hildon Chaves, que resultou na aliança de apoio mútuo entre ambos, foi construída pelo chefe da Casa Civil Júnior Gonçalves que também exerce a função de secretário-geral do partido União Brasil em Rondônia.
7. Quanto ao ICMS dos combustíveis o governador destacou que congelou o imposto e que os aumentos sucessivos se deram devido ao preço elevado do barril no mercado internacional que é tabelado em dólares e não reais. Com a desvalorização da nossa moeda frente ao dólar, a alta nos preços dos combustíveis (gasolina e diesel) e também o gás de cozinha são sentidos pela população rondoniense.
8. O governador anunciou que no dia 25 de março realizará encontro com os prefeitos dos municípios de Rondônia, afim de aproximar mais o Governo e verificar as necessidades dos municípios, bem como o andamento das parcerias que estão em execução nos Programas Tchau Poeira e Governo na Cidade.
9. Também anunciou que no próximo dia 26 de março será realizado o segundo encontro estadual do União Brasil, partido que ele atualmente preside e que será o grande evento político de Rondônia, preparando o partido e os seus filiados para as eleições 2022, com o nome de Marcos Rocha sendo homologada nas futuras convenções entre maio e julho ao projeto de reeleição.
10. Marcos Rocha encerrou a sua participação no SIC News deixando a mensagem que pretende fazer muito mais por Rondônia e que muito foi feito em 3 anos e 2 meses de Governo. A frase “combate à corrupção” é a sua principal bandeira em sua gestão e foi deveras enaltecida pelo governador durante a sua participação no SIC News.
**O texto é de autoria da jornalista Victoria Bacon. Para fins de reprodução se faz necessária a citação da jornalista e do seu blog (jornalistavictoriabacon.com.br) conforme as Leis do país que tratam do Direito à Propriedade Intelectual (Material)**.