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GOL revisa Projeções Financeiras
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A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (“GOL” ou “Companhia”), (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea do Brasil, revisa suas perspectivas gerais e projeções financeiras para os anos de 2018 e 2019. Projeções estão ajustados para refletir movimentos na capacidade dos concorrentes, os recentes variações nos preços de petróleo, a apreciação da moeda dólar versus a BRL, os resultados iniciais da incorporação das aeronaves 737 MAX 8 na frota, menores níveis de resgates na programa de fidelidade, as atividades de gerenciamento da receita da GOL e menor utilização de créditos fiscais.
As projeções financeiras da Companhia destacam as principais métricas que impactam os resultados financeiros e o valor aos acionistas no longo prazo. A GOL fornece informações prospectivas com foco nas métricas mais relevantes que a Companhia utiliza na avaliação de desempenho do seu negócio. Estes indicadores são úteis para analistas e investidores projetarem os resultados da GOL.
Guidance Geral |
2018E |
2019E |
||||
(Consolidado, IFRS) |
Anteriores |
Revisadas |
Anteriores |
Revisadas |
||
Frota total (média) |
117 |
117 |
122 a 124 |
122 a 124 |
||
Frota operacional (média trilho) |
* |
110 |
* |
116 |
||
ASKs, Sistema (% variação) |
1 a 2 |
1 a 2 |
5 a 10 |
5 a 10 |
||
– Doméstico |
0 a 2 |
0 a 2 |
1 a 3 |
1 a 3 |
||
– Internacional |
6 a 8 |
6 a 8 |
30 a 40 |
30 a 40 |
||
Assentos, Sistema (% variação) |
0 a 2 |
0 a 2 |
3 a 5 |
3 a 5 |
||
Decolagens, Sistema (% variação) |
0 a 2 |
0 a 2 |
2 a 5 |
2 a 5 |
||
Taxa de ocupação média (%) |
79 a 80 |
79 a 80 |
79 a 81 |
79 a 81 |
||
Carga e outras receitas1 (R$ bilhões) |
~ 1,2 |
~ 1,0 |
~ 1,6 |
~ 1,3 |
||
Receita liquida total (R$ bilhões) |
~ 11 |
~ 11,5 |
~ 12 |
~ 12,5 |
||
CASK ex-combustível (R$ centavos) |
~ 14 |
~ 13,5 |
~ 15 |
~ 14 |
||
Combustível, litros consumidos (mm) |
~ 1.380 |
~ 1.370 |
~ 1.440 |
~ 1.420 |
||
Preço do combustível (R$ / litro) |
~ 2,5 |
~ 2,9 |
~ 2,6 |
~ 2,9 |
||
Margem EBITDA (%) |
~ 16 |
~ 16 |
~ 18 |
~ 17 |
||
Margem operacional (EBIT) (%) |
~ 11 |
~ 11 |
~ 13 |
~ 12 |
||
Despesa Financeira Liquida (R$ mm) |
~ 650 |
~ 800 |
~ 500 |
~ 500 |
||
Margem LAIR2 (%) |
* |
~ 4 |
* |
~ 8 |
||
Taxa efetiva de IR/CS (%) |
~ 5 |
~ 23 |
~ 0 |
~ 10 |
||
Participação Minoritários3 (R$ mm) |
– |
~ 289 |
* |
* |
||
Capex (investimentos), líquido (R$ mm) |
~ 700 |
~ 750 |
~ 600 |
~ 600 |
||
Divida Líquida4 / EBITDA (x) |
~ 2,8x |
~ 2,8x |
~ 2,5x |
~ 2,5x |
||
Arrendamento aeronaves (R$ mm) |
~ 960 |
~ 1.100 |
~ 1.000 |
~ 1.000 |
||
Média ponderada de ações diluída (mm) |
348,4 |
348,7 |
348,7 |
348,7 |
||
Lucro por ação – diluído2 (R$) |
* |
0,10 a 0,30 |
* |
1,50 a 1,90 |
||
Lucro por ação – diluído (R$) |
0,90 a 1,10 |
(1,20) a (1,00) |
1,70 a 2,30 |
1,50 a 1,90 |
||
Média ponderada de ADS diluída (mm) |
174,2 |
174,4 |
174,4 |
174,4 |
||
Lucro por ADS – diluído2 (US$) |
* |
0,05 a 0,15 |
* |
0,80 a 1,20 |
||
Lucro por ADS – diluído (US$) |
0,50 a 0,65 |
(0,60) a (0,50) |
1,00 a 1,50 |
0,80 a 1,20 |
||
(1) Carga, fidelidade, buy-on-board, e outras receitas auxiliares; (2) Excluindo ganhos e perdas de variação cambial; (3) Média das estimativas dos analistas (Fonte: Bloomberg); (4) Excluindo bônus perpétuos; (*) Não fornecido.
Estas perspectivas financeiras poderão ser ajustadas visando a incorporar a evolução do desempenho operacional-financeiro da GOL e eventuais mudanças na economia brasileira e no mercado em que a GOL atua, incluindo variações do crescimento do PIB, taxa de juros, câmbio, e tendência do preço de petróleo.
Relações com Investidores
ri@voegol.com.br
www.voegol.com.br/ri
+55 (11) 2128-4700
Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
A GOL transporta mais de 30 milhões de passageiros anualmente. Com a maior malha no Brasil, a GOL oferece aos clientes mais de 700 voos diários para 67 destinos no Brasil e na América do Sul e no Caribe. A GOLLOG é um líder no negócio de logística e transporte de cargas, e atende mais de 3.400 municípios brasileiros e, por meio de parceiros, chega a mais que 200 destinos internacionais em 95 países. SMILES é um dos maiores programas de fidelidade de coalizão na América Latina, com mais de 14 milhões de participantes cadastrados, permitindo que clientes acumulem milhas e resgatem passagens aéreas para mais de 700 localidades em todo o mundo. Com sede em São Paulo, a GOL tem uma equipe de mais de 15.000 profissionais da aviação altamente qualificados e opera uma frota de 120 aeronaves Boeing 737, com um pedido adicional de 135 aeronaves Boeing 737 MAX, sendo a aérea mais pontual do Brasil e a líder com um histórico de segurança de 17 anos. A GOL investiu bilhões de reais em instalações, produtos e serviços e tecnologia para melhorar a experiência do cliente no ar e em terra. As ações da GOL são negociadas na B3 (GOLL4) e na NYSE (GOL). Para mais informações, visite www.voegol.com.br/ri.
Aviso Legal
Este comunicado contém considerações futuras referentes às perspectivas do negócio, estimativas de resultados operacionais e financeiros, e às perspectivas de crescimento da GOL. Estas são apenas projeções e, como tais, baseiam-se exclusivamente nas expectativas da administração da GOL. Tais considerações futuras dependem, substancialmente, de fatores externos, além dos riscos apresentados nos documentos de divulgação arquivados pela GOL e estão, portanto, sujeitas a mudanças sem aviso prévio. As informações não contábeis da Companhia não foram revisadas pelos auditores independentes.
Medidas Não Contábeis
Consistentemente com práticas de mercado, divulgamos medidas não contábeis (não-GAAP) que não são reconhecidas sob IFRS ou outros padrões contábeis, inclusive “Dívida Líquida”, “Divida Líquida Ajustada”, “Liquidez Total”, “EBITDA” e “EBITDAR”. Nossa administração acredita que a divulgação destas medidas não contábeis fornece informações úteis para nossos investidores, analistas de mercado e o público em geral para comparar nosso desempenho operacional com o de outras companhias no mesmo e em outros setores. Entretanto, estas medidas não contábeis não tem significados e metodologias padronizados e podem não ser diretamente comparáveis com métricas de nome igual ou similar publicaras por outras companhias. Potenciais investidores não devem basear sua decisão de investimento em informações não contábeis como um substituto para as medidas contábeis como rentabilidade ou liquidez.