Perfil no Twitter divulgou mensagens fakes contra o jornalista do Intercept
O jornalista Glenn Greenwald declarou em sua conta oficial do Twitter que pretende revelar a identidade por trás do ‘Pavão Misterioso’. A conta ficou conhecida por liberar fake news com o intuito de desqualificar as reportagens sobre Sérgio Moro no jornal The Intercept Brasil.
O caso aconteceu em julho deste ano, quando o perfil divulgou supostos prints de conversas entre o jornalista Glenn Greenwald, seu companheiro David Miranda, o editor executivo do Intercept Leandro Demori e o ex-deputado federal Jean Wyllys.
Aloisio Mauricio/Fotoarena/Agência O Globo – 27.8.19
Jornalista Glenn Greenwald.
Uma invasão de hacker ao celular de David Miranda teria sido a forma de acesso aos supostos diálogos. Os interlocutores discutiam sobre uma compra do mandato de Wyllys por Miranda e Greenwald. Comentários sobre uma suposta perda de credibilidade das reportagens da Vaza Jato também integram as possíveis fake news.
O perfil ‘Pavão Misterioso’ informou que novos trechos da conversa seriam liberados. O perfil fez propostas irônicas ao jornalista Glenn. “Vamos fazer uma troca Glenn? Público os Chips e os cpfs de todos aqui e você diz que é mentira. Daí veremos o que as operadoras dizem. combinado?”.
Internautas e o próprio David Miranda apontaram contradições que indicam que as conversas não são verdadeiras a partir de contradições nos textos das mensagens.
![](https://statig3.akamaized.net/bancodeimagens/a2/u6/x4/a2u6x417t1wu295l6sfyd1nrc.jpg)