Mato Grosso
Fungos podem prejudicar plantação de frutas em Mato Grosso; saiba como prevenir
Compartilhe:
O agricultor Francisco Santana tem uma chácara em Cuiabá, onde cultiva limões e laranjas, mas, ultimamente, tem tido problemas com a perda das frutas devido a um fungo que apareceu na plantação. Em um vídeo gravado por ele é possível ver uma coloração mais escura nas folhas e nos frutos, que estão caindo do pé depois de formados.
“Tenho várias plantas, como limão e laranja, e as folhas começaram a ficarem pretas e as frutas a cair. Eu não sei o que é isso, as laranjas ficam pretas e encima cria uma crosta e cai tudinho no chão, antes de madurar”, disse Santana.
De acordo com o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Gláucio da Cruz, essas manchas são causadas por um fungo chamado “Capnodium Citri”. Ele interfere na fotossíntese da planta, que sofre com a diminuição da produção e na respiração do tecido vegetal.
Os fungos podem comprometer a vida das plantas, assim como o das folhas e frutas — Foto: Arquivo pessoal
Os fungos formam a fumagina, as manchas escuras que lembram fuligem, e atacam, principalmente, as folhas, podendo se alastrar por galhos e frutos. Em geral, isso acontece após as plantas serem atacadas por insetos que produzem substâncias açucaradas, como, por exemplo, os pulgões, as cochonilhas e as moscas brancas.
Segundo Gláucio, quando isso acontece, é preciso acabar com os insetos e a forma mais recomendada de fazer isso é usando o Oléo de Neem, que provém de uma árvore indiana, é biodegradável e não prejudica o meio ambiente e nem os animais.
Também é possível fazer uma calda com um litro de água, 50 gramas de fumo de corda, sabão neutro ou de coco e pulverizar uma vez por semana. É válido ressaltar que, antes de usar, a mistura deve descansar por ao menos 14 horas.
G1